Ultima atualização em 1 de Outubro de 2018 às 17:24
A equipe Chelsea venceu por 1x0, na prorrogação, a equipe Juventus durante a final dos Jogos de Integração da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) disputada neste domingo, 30, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Foi um jogo disputado sob um sol forte, o que exigiu dos servidores-atletas muito preparo físico. O troféu de Campeão dos Jogos da Integração da Ufopa levou o nome do jogador Silas Rendeiro. Uma homenagem in memoriam ao jogador santareno falecido recentemente em decorrência de um câncer. “Falamos com a família do jogador, informando a homenagem, e ela ficou bastante emocionada e agradecida”, afirmou Jones Pedroso. A competição foi promovida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).
As cinco equipes inscritas decidiram homenagear os times da Liga dos Campeões da Europa. “Nós apelidamos os Jogos da Integração de Ufopa Champions League”, explicou o diretor de Assistência Estudantil (DAA), Jonnes Pedroso. A competição disputada na modalidade futebol society – com sete jogadores de cada lado e com regras semelhantes às do futebol tradicional – iniciou-se no dia 11 de setembro e foi encerrada no domingo, 30 de setembro. Em 20 dias foram disputadas sete rodadas e 15 jogos.
Pedroso explicou que a ideia de nomear cada equipe com nomes dos times europeus foi a opção adotada devido à maneira de formação das equipes. “Para possibilitar uma maior integração entre os servidores, dividimos os atletas por faixa etária e por posição em campo, e então fizemos sorteio. As equipes foram formadas com atletas de vários setores da universidade”.
A competição premiou ainda o melhor jogador: atleta Márcio Moda (Real Madri); o melhor goleiro: Charles Antonio (Bayern); o artilheiro: Gleidson Pereira (Juventus). O troféu Fair Play ficou com a equipe (Bayern).
As duas equipes que disputaram a final dos Jogos de Integração da Ufopa não estavam entre as favoritas da competição. Para os atletas o importante foi a integração entre os servidores. Técnico da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), Gleidson Pereira, o artilheiro da competição, defendeu a equipe do Juventus, vice-campeã, que reuniu professores e técnicos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CIC) e Pró-Reitoria de Administração (Proad). “Infelizmente o objetivo não foi alcançado, que era conquistar o título, mas o que vale é a brincadeira e a integração entre os servidores. A artilharia vem pra abrilhantar ainda mais a brincadeira”, comemorou.
Técnico do CTIC, André Rodrigues, do Chelsea, equipe campeã, comemorou a vitória ao lado da namorada, a também servidora Madma Gualberto. “Foi uma satisfação vencer o Juventus, uma das melhores equipes do campeonato; eles tinham jogadores fortes, mas o Chelsea acabou se superando, mesmo com vários jogadores que se machucaram. Nós que jogamos hoje corremos pelos outros”.
Comunicação/Ufopa
1º/10/2018