Ultima atualização em 20 de Julho de 2022 às 15:21

Extensão: Educação ambiental aborda a conservação do sapo-arlequim em escola de Oriximiná

Com participação e engajamento da comunidade, o foco é o monitoramento da espécie, ameaçada por inúmeros fatores, entre eles a perda de habitat, provocada por desmatamento.

Uma equipe formada por um professor e quatro alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus Oriximiná realizou no último dia 14 de julho atividades de educação ambiental na comunidade de Nova Betel, em Oriximiná (PA). As atividades de sensibilização ambiental, voltadas para a preservação do sapo-arlequim (Atelopus hoogmoedi), foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Betel, um polo de ensino numa região com várias pequenas comunidades, distante 80 km da área urbana do município.

Cerca de 200 pessoas, incluindo alunas e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além de seus pais, mães e outros familiares, participaram da atividade, que integra o projeto de extensão "Integrando ciência cidadã às ações de monitoramento do ameaçado sapo-arlequim".

Respeito à fauna

Foram feitas apresentações sobre anfíbios e répteis da região e sobre a importância de respeitar e proteger esses animais, além de ações para desmistificar lendas negativas sobre eles, com foco especial no sapo-arlequim (Atelopus hoogmoedi), uma espécie que ocorre na região, com cores que variam do amarelo ao cor-de-rosa.

Após as palestras, os comunitários presentes participaram de atividades lúdicas e educativas, como jogo da memória com fotos de anuros da região, oficina de origami em formato de sapo, jogo de tabuleiro sobre anuros e desenhos para as crianças colorirem. A participação e o engajamento da comunidade foram grandes, com retorno positivo. Muitas pessoas disseram que já viram o sapo-arlequim e ficaram felizes em aprender mais sobre a espécie.

Preocupação — A comunidade foi a escolhida para iniciar esse projeto de educação ambiental pelo fato de já ter sido registrada a ocorrência do sapo-arlequim na região onde ela se insere. Além disso, o aumento do desmatamento nessa área suscita preocupações sobre o futuro desses sapos e de outras espécies nativas.

Ciência cidadã

Visando a integrar a produção de conhecimento acadêmico com a participação da comunidade onde a espécie ocorre, o projeto também pretende obter dados de ocorrência da espécie e dados biológicos, além de levar informações sobre a espécie e a importância dela como indicadora de ambientes naturais sadios, íntegros e de qualidade de água.

O projeto integra esforços internacionais para a proteção e conservação desse gênero ameaçado de anfíbios, através de um plano de ação de conservação da espécie. Trata-se de um esforço que reúne pesquisadores e alunos de diversas universidades de 13 países (https://www.atelopus.org/).

De acordo com os pesquisadores, uma descrição da atividade foi publicada no site da "Amphibian Survive Alliance", parceira no projeto de conservação dos sapos-arlequim, e está disponível na página <https://www.amphibians.org/news/conservacao-sapos-arlequim-amazonia-brasil/>.

Talita Baena — Comunicação/Ufopa, com informações do projeto de extensão "Integrando ciência cidadã às ações de monitoramento do ameaçado sapo-arlequim"

20/07/2022

A espécie ocorre na região, com cores que variam do amarelo ao cor-de-rosa.