Ultima atualização em 20 de Setembro de 2018 às 12:26
Hoje, 13 de setembro de 2018, professores e alunos de graduação do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa lançam no Salão do Livro do Baixo Amazonas a publicação “Floresta Nacional do Tapajós: território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia”. Aberto ao público, o lançamento ocorrerá às 20h30, no estande da Prefeitura Municipal de Santarém, no Espaço Pérola do Tapajós.
Organizado pelo professor Márcio Júnior Benassuly Barros, da Ufopa, o livro é resultado do projeto de pesquisa “Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais: O caso da Flona Tapajós, Belterra (PA)”, executado de 2015 a 2017 na Ufopa, que contou com a participação de alunos voluntários do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Composta de nove capítulos, a obra está dividada em três partes, que abordam estudos realizados nas comunidades São Domingos, Maguari e Jamaraquá.
O livro tem como coautores os discentes do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional Andressa da Silva Paz, Rafael Stanley do Carmo Henriques, Erick Rodrigo Porto Pinho, Ellen Christina Santos Maia, Sandra Karolline de Melo Batista Pontes, Giuliana Gonçalves Pereira da Silva e Aline Raissa Mota da Silva. O prefácio da obra é do diretor do Instituto Cultural Boanerges Sena e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), Cristovam Sena.
Segundo o professor Márcio Benassuly, os resultados do projeto de pesquisa subsidiaram a elaboração de cinco trabalhos de conclusão de curso (TCC), além de três artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais e dois artigos inéditos escritos para esta publicação. Fizeram parte do projeto 12 estudantes voluntários do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, dos quais cinco figuram como autores de capítulos.
“O lançamento do livro é um grande sonho realizado, pois estamos devolvendo para a sociedade o resultado das pesquisas sistematizadas durante dois anos e que mostram, fundamentalmente, que manter a floresta em pé pode sim ser lucrativo para o Estado e para as populações tradicionais usuárias de territórios na Amazônia”, afirma Banassuly.
Durante o lançamento, exemplares do livro serão doados para os parceiros do projeto, como instituições federais, estaduais, municipais, comunidades pesquisadas, entre outros.
Sobre o organizador da obra: Márcio Benassuly é geógrafo formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). É professor e pesquisador da Ufopa e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Ufopa.
Informações sobre o projeto GPDAM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5757590407563070.
Serviço: Lançamento do livro “Floresta Nacional do Tapajós: Território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia”
Comunicação/Ufopa
3/9/2018, atualização em 13/9/2018