Ultima atualização em 22 de Outubro de 2019 às 13:47
A exibição do filme "Encantados", baseado no livro da pajé paraense Zeneida Lima e dirigido pela cineasta Tizuka Iamasaki, abriu oficialmente na noite desta segunda-feira, 21, o Festival de Cinema de Alter do Chão, que tem o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Proce). O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, integrou a mesa solene de abertura, mas antes assistiu à sessão de abertura junto com a comunidade, autoridades políticas e lideranças indígenas presentes.
“Nós vamos assumir esse compromisso com o Festival de Cinema de Alter do chão”, afirmou o reitor, ao se referir às capacitações promovidas pelo Núcleo de Produção da Ufopa (NPD/Procce), e continuou: “Nós queremos consolidar esse pertencimento do Festival para as comunidades e levar e trazer a arte e a cultura dos nossos jovens. Esse Festival tem um grande diferencial, ele precisa pertencer às comunidades dos rios e das florestas”, concluiu Diniz.
O coordenador geral do Festival, Locca Faria, ressaltou o papel do evento para a divulgação da cultura local, o apoio da comunidade e da Universidade para a realização dele: “O Festival de Cinema de Alter do Chão tem o desejo de fazer com que o povo daqui mostre sua própria história".
O Festival de Cinema de Alter do Chão ocorre de 21 a 27 de outubro, na vila de Alter do Chão, distrito de Santarém localizado a cerca de 32 km da sede do município. Serão exibidos mais de mil filmes brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades. O acesso às tendas de exibição montadas na praça onde ocorre a festa do Sairé é gratuito.
Fest Alter Ufopa – Professores e pesquisadores da Ufopa estão na programação do evento: nesta terça-feira, 21, a ex-reitora Raimunda Monteiro (Instituto de Ciências da Sociedade – ICS) fala sobre “Conteúdos Amazônicos: o que temos para mostrar ao mundo”; o professor Elder Tanaka (Instituto de Ciências da Educação – Iced) fala sobre “Estudos Culturais como abordagem para o Cinema”; a professora Lucineide Pinheiro (Iced) faz explanação sobre “A atividade da Escola D’Água” – todos na Tenda Surara.
Os organizadores pedem que os expectadores cheguem, pelo menos, 15 minutos antes das exibições, que ocorrem em vários horários, no período de 9h às 22h. Confira aqui a programação do Fest Alter Ufopa.
A programação completa do Festival está disponível em https://festivaldealterdochao.com.br/.
Comunicação/Ufopa
22/10/2019