Ultima atualização em 14 de Novembro de 2019 às 11:45

Grupo de Teatro Iurupari da Ufopa se apresentará em Sergipe

O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa, foi selecionado para se apresentar no teatral “Flor do Medo”, na cidade de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, em Sergipe. A apresentação será na sexta-feira, 15 de novembro, às 19h30 e fará parte da programação do 36º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que acontece de 14 a 17 de novembro de 2019 naquele estado.

A proposta cênica é uma concepção inequívoca da interação de atores, em total presunção de seus corpos e vozes, dispostos ao jogo entre si e com o público. O espetáculo tem o objetivo de instigar o debate sobre o aparecimento de camadas sociais reacionárias e as consequências dos efeitos desagregadores da sociedade capitalista globalizada, que favorecem o discurso de ódio na cena contemporânea.

Também, entre outras finalidades, a proposta busca provocar discussões sobre as consequências diretas dos formuladores e expoentes deste cenário, que, na visão do grupo, não só encoraja a violência, mas a concretiza.

A apresentação é inspirada no poema “Congresso Internacional do Medo”, de Carlos Drummond de Andrade, que propõe um debate entre os sentimentos “medo” e “ódio” em seus protagonismos histórico-sociais e seus efeitos na sociedade.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e Jéssica Miranda, sua duração é de 60 minutos, e o elenco é composto pelos atores Karina Vasconcelos, Laryssa Feitosa, Mateus Petry, Raysse Mel e Wendel Santos. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.

O Projeto Iurupari ocorre no âmbito do Plano de Cultura da Ufopa e tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura, e do Instituto de Ciências da Educação (Iced). A ida dos integrantes a Sergipe foi viável a partir da concessão de auxílio financeiro para discentes participarem de eventos em outros estados e recebeu apoio da Reitoria da Universidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/95ec97c63e494ea030906e22e673a883.jpg

13/11/2019