Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 6 de Abril de 2023 às 08:51

Instituto de Biodiversidade e Florestas forma novos profissionais das Ciências Agrárias


Na quinta-feira, dia 6, será a vez dos formandos do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou nesta quinta-feira, 5 de abril de 2023, no auditório da Unidade Tapajós do Campus Santarém, a solenidade de outorga de grau superior dos discentes concluintes de cursos do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). São 33 formandos do bacharelado interdisciplinar em Ciências Agrárias e dos cursos de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Formanda em Agronomia, Aliza Thieko Fernandes Taketomi, de 25 anos, obteve o maior índice de rendimento acadêmico do Instituto. Nascida no Japão, filha de mãe brasileira e de pai descendente de japoneses, Aliza Thieko contou com o apoio dos colegas de curso para vencer as dificuldades relacionadas à língua portuguesa, especialmente na escrita. “Muita dedicação, estudo e também se divertir com a profissão que a gente escolheu. Aí foi mais fácil nesse sentido”, conta a agrônoma recém-formada, que já mora há 12 anos em Santarém.

“Valeu a pena conhecer a Amazônia, principalmente porque a minha mãe é daqui e ela sempre me contava, quando eu era pequena, que onde ela nasceu era muito bonito, os rios, a natureza. E quando eu vim, eu gostei demais.” Ela conta que, quando se decidiu pela profissão de agrônoma, pensou em algo com que pudesse trabalhar tanto no Brasil quanto no Japão. “Uma coisa que eu sempre vi que ligava os dois países era a questão da agricultura. Quero trabalhar ajudando as duas culturas, envolvendo a questão de plantações no Japão e aqui na Amazônia, que também está se desenvolvendo mais”, afirma.

Solenidade – Presidida pela vice-reitora Solange Ximenes, a cerimônia contou com a participação do diretor do Ibef, Thiago Almeida Vieira; dos coordenadores dos cursos de Agronomia, Eloi Gaspari; de Biotecnologia, Elaine Cristina Pacheco de Oliveira; de Zootecnia, Luís Gabriel Alves Cirne; de Ciências Agrárias, Manoel José Oliveira da Cruz; e do vice-coordenador do curso de Engenharia Florestal, Adenomar Neves de Carvalho.

“Esse momento é histórico e carregado de simbolismo. Hoje receberam os títulos de bacharéis pela Ufopa 33 profissionais que assumem, junto conosco, o compromisso de ajudar a transformar a realidade da nossa região. Formados em 5 áreas estratégicas, quais sejam Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias e Zootecnia, vocês têm o desafio de promover o desenvolvimento da Amazônia, ao mesmo tempo que garantem a sua preservação. Nosso planeta corre riscos e nossa responsabilidade com a preservação das diferentes formas de vida é imperativa no contexto de desenvolvimento da região Amazônica”, afirmou a vice-reitora Solange Ximenes. “Ver vocês concluírem a graduação evidencia que a Universidade Federal do Oeste do Pará está cumprindo sua missão institucional”.

“Novos bacharéis e novas bacharelas, parabéns por terem chegado até aqui! Concluir um curso de ensino superior não é fácil. Primeiro, porque ainda são poucas as pessoas que chegam ao ensino superior; segundo, porque muitos encontram percalços no meio da jornada na Universidade. No caso de vocês, uma pandemia cruzou a vida de vocês e provocou prejuízos na vida de todos nós. Foram cinco semestres, ou seja, metade dos nossos cursos de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Florestal e Zootecnia, e 83,33% do curso de Ciências Agrárias. Vê-los chegar até aqui é reconhecer que vocês superaram os desafios da vida e de dentro da Universidade”, afirmou o diretor do Ibef, Thiago Almeida Vieira.

“A nossa missão é formar cidadãos que atuem no desenvolvimento rural, com desenvolvimento sustentável, valorizando os recursos naturais, manejando de forma sustentável. Estamos falando agora de futuros engenheiros florestais, agrônomos, zootecnistas, cientistas agrários e biotecnologistas que vão atuar com a nossa flora, fauna e micro-organismos daqui da Amazônia para a promoção do desenvolvimento rural, social, sustável e econômico da nossa região”, conclui Thiago Vieira.

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias

  • Formados: Camilla Fellini de Sá Ventura, Elisa Mota dos Santos, Karine Patrícia Silva Vieira, Karollayne de Souza Dib, Letícia Manuele dos Santos Sarmento, Letícia Suany Silva Silva, Natalia Patrícia Vinhote Feleol, Orivanda Ferreira Maciel, Samanda Thais Neves da Silva.

Bacharelado em Agronomia

  • Formados: Aldo Kiusi Silva e Silva, Aliza Thieko Fernandes Taketomi, Andei Corrêa Rêgo, Thalia Nascimento Figueira.

Bacharelado em Biotecnologia

  • Formados: Gustavo Dantas Pereira; Orneane de Castro Pires.

Bacharelado em Engenharia Florestal – Turma Prof. Dr. Edgard Siza Tribuzy

  • Formados: Ana Leandra Figueiredo de Sousa, Camila Amorim Santa Brígida, Henrique Breno Sousa Martins, Hugo Jordan Martins Pereira, Janilce Lucas dos Santos, Nayara dos Santos Mesquita, Osvaldo Junior Moraes Moreira, Pricila Camacho Xavier, Saulo José da Costa Lima.

Bacharelado em Zootecnia

  • Formados: Acácio Heitor Barros Pacheco, Bianca Ferreira Almeida, Charlene Karollaine Batista de Castro, Elias Almeida de Sousa, Elielton dos Santos Salgado, Jacó Celso de Lima Pereira, Jociele Cristina Aquino Lopes, Soraia da Silva Matos, Thiago Rocha dos Anjos.

Isco – A próxima formatura do Campus Santarém ocorrerá nesta quinta-feira, 6 de abril, com a colação de grau dos discentes concluintes do Instituto de Saúde Coletiva (Isco). Serão 35 formandos do bacharelado interdisciplinar em Saúde e dos cursos de Farmácia e Saúde Coletiva. A solenidade ocorrerá, a partir das 17 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa
05/04/2023

Matérias relacionadas:

Formatura do Instituto de Biodiversidade e Florestas, 05/04/2023. Foto: Jocelyn Alencar/Comunicação Ufopa.

Notícia em destaque