Ultima atualização em 18 de Novembro de 2020 às 13:14
Durante todo o mês de novembro, mês da Consciência Negra, será realizada a programação Novembro Negro e Solidário 2020 – Vidas Negras Importam, com debates, programação cultural e campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene.
A programação é organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) junto com pessoas e entidades parceiras do movimento social negro que, desde 2011, realizam atividades acadêmicas e socioculturais no mês de novembro.
Neste ano, seria realizada a IX edição da Semana da Consciência Negra, mas, com a pandemia da Covid-19, algumas mudanças foram necessárias. “Como não podemos realizar atividades presenciais, optamos por uma programação híbrida envolvendo, predominantemente, atividades virtuais e o uso de outros meios de comunicação, como os programas de rádio da nossa região”, explicou o professor Luiz Fernando França, coordenador da programação pela Ufopa.
Campanha de arrecadação de donativos
O professor Luiz França destacou que, durante todo o mês de novembro, haverá uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene, que serão doados em dezembro para famílias negras da região.
“Além de debater temáticas e demandas diretamente relacionadas à população negra, desejamos também realizar uma ação coletiva e solidária em prol de famílias negras que neste momento, por conta do racismo estrutural agravado pela pandemia, estão ainda mais fragilizadas e necessitam de todo o nosso apoio”, enfatizou França, destacando os objetivos da programação. As doações podem ser entregues na Unidade Rondon da Ufopa.
O lançamento do Novembro Negro e Solidário será nesta quinta-feira, 5 de novembro, com um debate transmitido pelo YouTube, a partir das 19h, no canal do Projeto Baobá.
Confira a programação
Comunicação/Ufopa
04/11/2020, atualização em 18/11/2020