Ultima atualização em 20 de Setembro de 2018 às 15:06

Nota da Reitoria da Ufopa sobre o Museu Nacional

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Prof. Dr. Hugo Alex Diniz, emitiu nota sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Confira abaixo a integra do texto:

Foi com profunda tristeza que nós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), acompanhamos na noite deste domingo (2/9), o incêndio que destruiu o Palácio São Cristóvão e o acervo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram perdidos, lamentavelmente, duzentos anos de pesquisas. Um dano irreparável ao patrimônio do povo brasileiro.

Com perfil histórico, científico e acadêmico, o Museu Nacional era a mais antiga instituição do gênero no país, fundada por Dom João VI em 1818. Suas salas abrigavam itens raros, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias. O lugar foi a residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, além de sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891.

O edifício era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No acervo, com cerca de 20 milhões de itens, existiam coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. E na biblioteca, obras raras de valor imensurável.

Nossa solidariedade a toda a comunidade científica, a todos aqueles brasileiros e brasileiras que contribuíram para a construção desse inestimável acervo que hoje lamentamos desaparecer!

Hugo Alex Diniz

Reitor da UFOPA

Santarém, 3 de setembro de 2018.

Confira também:

Nota da Andifes sobre o incêndio no Museu Nacional.