Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2020 às 10:54
O que você fez pelo meio ambiente hoje? “Este pode ser um ano sem precedentes para as políticas ambientais [...] E isso exige novos líderes, novas coalizões e novos níveis de engajamento por toda a sociedade”. O alerta está sendo feito pelo instituto de conservação ambiental The Nature Conservancy (TNC) Brasil em sua página na internet. Para o instituto, “as escolhas que fizermos este ano moldarão a década decisiva que temos pela frente”.
Com o intuito de elaborar um plano de trabalho com vistas a contribuir para a construção de um “superano” para a biodiversidade, uma equipe do instituto TNC Brasil promoveu, no período de 9 a 14 de fevereiro, uma expedição com a participação de pesquisadores da Ufopa, que percorreu dez comunidades na Bacia do Tapajós. O acordo de cooperação técnica, que está em fase de finalização, deve ser assinado no mês de março de 2020.
As pesquisadoras Iracenir Andrade dos Santos (Centro de Formação Interdisciplinar - CFI) e Heloisa Menezes (Instituto de Saúde Coletiva - Isco) integraram a expedição que percorreu dez comunidades entre Itaituba e Santarém. Foram realizadas reuniões com as comunidades e entidades locais para fazer um diagnóstico, cujos resultados serão utilizados na elaboração do plano de trabalho, que prevê, além da aquisição de equipamentos para laboratórios da universidade, na sede e nas unidades multicampi, bolsas de mestrado, de pós-doutorado, de iniciação científica e também bolsas de apoio técnico.
Antes de iniciar a expedição, a equipe formada por 16 pesquisadores – e também integrantes da sociedade civil, com representantes de entidades como a Associação Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (MOPEBAM), entre outros –, foi recebida pelo reitor da Ufopa Hugo Diniz, em seu gabinete, na oportunidade ele conheceu os detalhes e a programação da expedição.
Para saber mais sobre a The Nature Conservancy (TNC) Brasil: https://www.tnc.org.br/sobre-a-tnc/quem-somos/.
Lenne Santos - Comunicação/Ufopa
21/2/2020