Ultima atualização em 1 de Abril de 2019 às 16:09

Pesquisadores da Ufopa são destaque no Globo Repórter

O que o meteorologista Júlio Tota, o químico Lauro Barata, o botânico Tiago André, o ornitólogo Edson Lopes e a bióloga Amanda Mortati têm em comum além de serem do quadro permanente da Universidade Federal do Oeste do Pará? Todos eles foram destaque no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, exibido nesta sexta-feira, 29 de março.

O programa mostrou as belezas naturais de Alter do Chão, a Floresta Nacional do Tapajós e alguns atrativos turísticos e culinários de Santarém, além de ressaltar pesquisas desenvolvidas na Ufopa.

O meteorologista Júlio Tota mostrou “lá do alto, a vida no meio do verde”. Detalhou o trabalho das “torres climáticas que monitoram o metabolismo da Floresta Nacional do Tapajós”. O químico Lauro Barata identificou a folha da árvore de pau-rosa, de onde é possível extrair o óleo que “virou a principal essência de um famoso perfume”, no caso, o Chanel  Número 5, lançado no início dos anos 1920.

A bióloga especializada em águas Amanda Mortati falou sobre os igapós, os “lagos amazônicos”, que refletem a resistência da floresta.  O botânico Tiago André mostrou “as árvores que respiram debaixo d’água”.

O ornitólogo Edson Vargas Lopes ressaltou a diversidade das espécies de pássaros que “só podem ser vistas do alto”.

O programa, com 42 minutos, demorou meses para ser produzido. A equipe do Globo Repórter, que teve à frente a jornalista carioca Tatiana Nascimento, esteve na região em pelo menos dois períodos: no verão e durante o inverno amazônico, o que possibilitou mostrar dois tipos de paisagem, com destaque para a Floresta Encantada, um trecho da mata que fica submerso durante seis meses do ano.

O Globo Repórter mobilizou telespectadores de Santarém e também de fora da cidade e do estado. A gerente de Jornalismo da TV Tapajós, afiliada da Rede Globo no Oeste do Pará, Tatiane Lobato, ressaltou a participação da Ufopa no programa: "A fala científica qualifica o conteúdo, dá peso, credibilidade à informação. Os pesquisadores da Ufopa tiveram participação decisiva na reportagem que, além de todo o contexto turístico, destacou o trabalho da Universidade, para o Brasil e o mundo”.

A diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Oeste do Pará, Vânia Pereira Maia, manifestou-se pelas redes sociais para agradecer às felicitações pelo programa e fez uma citação à Ufopa: "Quem merece parabéns são os pesquisadores da Ufopa, que abasteceram a produção do programa com dados científicos e muito enriqueceram o conteúdo".

A jornalista da Embrapa Amapá, com sede em Macapá, Dulcivânia Freitas, que conhece Santarém, se emocionou ao ver as reportagens: “A descrição do encontro das águas não se limitou à objetividade do texto jornalístico, aquilo foi uma crônica. Isso sem falar na edição, um esforço enorme para prender a atenção do telespectador. Fiquei emocionada quando revi a imagem do encontro das águas”.

Habilidosa com o texto jornalístico, a repórter Tatiana Nascimento descreveu com sensibilidade e olhar atento a região: “Adaptação é a palavra chave nesse lugar. A natureza é selvagem e interligada. Tudo o que acontece com as plantas está relacionado com a água”. Ficou curioso?

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

30/3/2019

Você pode rever aqui, na íntegra, o Globo Repórter de 29 de março de 2019.

Ou aqui: https://globoplay.globo.com/v/7492529/

Apresentador do Globo Repórter, Sérgio Chapelin, faz a abertura do programa, referindo-se às torres que monitoram o "metabolismo" da floresta.