Ultima atualização em 22 de Janeiro de 2020 às 16:57

Prefeito Nélio Aguiar visita Farmácia Universitária da Ufopa

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, de uma visita guiada à Farmácia Universitária da Ufopa. A vice-reitora, Profa. Aldenize Xavier, o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Prof. Wilson Sabino, e o Prof. Bruno Alexandre da Silva, docente do curso de Farmácia, apresentaram ao prefeito as instalações, localizadas no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos, Unidade Tapajós. A visita foi conduzida pela farmacêutica Daniele Ferreira da Silva.

A Farmácia Universitária deverá funcionar como uma farmácia de manipulação, produzindo medicamentos fitoterápicos, a base de plantas regionais, atendendo à população local e também servindo como espaço de estágio para os alunos do curso de Farmácia. “A existência da farmácia é uma questão legal, ela é obrigatória em todos os cursos de Farmácia. Esse espaço vai resolver um gargalo nosso na formação dos alunos, porque agora eles terão onde estagiar, sendo treinados em toda a cadeia de assistência e cuidado farmacêutico”, esclareceu o diretor do Isco, Prof. Wilson Sabino.

De acordo com a vice-reitora da Ufopa, Profa. Aldenize Xavier, apenas nos dois últimos anos a Universidade investiu R$ 360 mil em equipamentos para montar a Farmácia Universitária. “É um valor significativo para a Instituição, mas investimos porque entendemos a importância de implantar efetivamente a farmácia e começarmos a produzir”, ressaltou Aldenize.

Para que a farmácia inicie os atendimentos, a Ufopa formalizou uma proposta de parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém, através do programa Arranjo Produtivo Local. “Nós já temos o espaço e os equipamentos. Como contrapartida da Prefeitura, esperamos a matéria-prima, que são os princípios ativos para serem manipulados na farmácia, e também suporte técnico, profissionais que possam atuar no projeto”, destacou Sabino.

Com a concordância do prefeito Nélio Aguiar, será composto um grupo de trabalho com integrantes da Ufopa e da Prefeitura Municipal de Santarém para elaborar um plano de trabalho específico para efetivar o projeto.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

22/1/2020

A farmacêutica Daniele Silva, à esquerda, conduziu a visita às instalações da Farmácia Universitária.