Ultima atualização em 12 de Novembro de 2021 às 18:58

Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da região Norte discutem temas ligados ao fomento de pesquisas na região

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2021, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), organizou a realização do Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte — Amazônia Legal 2021 (Foprop Norte-AL), em formato totalmente virtual, pelo canal da Diretoria de Pesquisa da Ufopa no YouTube.

A programação de abertura contou com a participação da pró-reitora da Proppit/Ufopa, professora Lenise Silva, que também representou o reitor Hugo Alex Diniz; e a presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), na Região Norte — Amazônia Legal, professora Margarida Carvalho, da Universidade Federal do Acre (UFAC), e com apresentação cultural com as Suraras do Tapajós.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/77935bf39d61e25b446c756d428eb5c5.png
As Suraras do Tapajós como atração cultural do Foprop Amazônia Legal 2021.

A primeira palestra destacou o tema Desafios do SisGen e os gargalos que poderiam ser alertados aos pesquisadores e IES da Região Norte, com a coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação — IOC/FIOCRUZ, Aline Morais.

Outra participação no primeiro dia foi da superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Louise Caroline Campos, que apresentou aos participantes programas e investimentos na Amazônia Legal. A conversa foi mediada pela professora Iracilda Sampaio, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A programação também contou com uma série de rodas de conversas discutindo o tema "Oportunidades e desenvolvimento na Região Norte".

No segundo dia, o evento começou com uma roda de conversa com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) sobre o tema "Programas e projetos de investimento na Amazônia Legal".

O Fórum também discutiu sobre a "Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) e as perspectivas de Interface para Integração de Pesquisa na Amazônia Legal".

Plano Amazônia Legal de Pesquisa e Pós-Graduação

Um dos momentos de destaque do evento foi a apresentação do Plano Amazônia Legal de Pesquisa e Pós-Graduação (PALPG), organizado pelo Foprop — Região Norte.

O PALPG foi apresentado com o objetivo de realizar ações de caráter emergencial com a finalidade de fortalecer e consolidar a pesquisa , a pós-graduação e a inovação na Amazônia Legal Brasileira. Constitui-se como uma proposta de ações que se justificam pela necessidade de melhorar as condições de desenvolvimento de ciência e tecnologia e inovação no Brasil, principalmente na região amazônica.

Entre as metas do plano estão: qualificar 100% dos docentes da região em nível de mestrado e 75% em nível de doutorado em até cinco anos; aumentar em 50% o número de programas de pós-graduação em áreas estratégicas, para nota igual ou superior a 4, num período de cinco anos; ampliar em 30% o número de bolsas de doutorado para os programas de pós-graduação em áreas estratégicas na região Norte, em até dois anos; implementar auxílio para estudantes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade, entre outras.

O plano está previsto para ser desenvolvido no período de 2022 a 2026.

A programação do encontro encerrou-se com Assembleia-Geral do Fórum, de forma reservada, pelo Google Meet.

Este ano o Foprop Norte-AL foi coordenado pela Proppit/Ufopa, em colaboração com sete instituições de ensino superior da região: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Universidade Nilton Lins (UNL).

12/11/2021

Participantes da programação do primeiro dia do Foprop Norte-AL