Ultima atualização em 3 de Julho de 2018 às 10:25

Entrevista com pró-reitora Sofia Campos (Proad)

Entre as principais atividades desempenhadas pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) estão promover o contínuo abastecimento de materiais de uso comum, bens e serviços necessários ao desenvolvimento das atividades da Ufopa, garantir o atendimento das necessidades de transportes da comunidade interna (alunos, professores e técnicos), coordenar a veiculação de processos e correspondências.

À Proad estão ligadas 3 diretorias: Diretoria de Compras e Serviços (DCS), Diretoria de Finanças e Contabilidade (DFC) e Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio (DAP), além de cinco coordenações: Coordenação de Segurança Patrimonial (CSP), Coordenação de Transportes (CTrans), Coordenação de Protocolo, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Contratos e Convênios.

Em parceria com outras pró-reitorias, a Proad realiza agendas de compras e serviços (DCS), calendário de encerramento de exercício financeiro (DFC), calendário de requisição de bens permanentes e de consumo (DAP), entre outros.  E ainda oferta o Curso de Tesouro Gerencial, disponível por meio do Banco de Talentos da Ufopa (Progep), visando capacitar servidores na extração de relatórios gerenciais para atender aos administradores das unidades administrativas e acadêmicas, fiscais de contratos etc.

“Todas essas atividades desenvolvidas visam principalmente atender às demandas dos servidores e sociedade externa com dedicação, lealdade, zelo e respeito”. A afirmação é da contadora Sofia Campos e Silva Rabelo, pró-reitora de Administração. Nesta breve entrevista ela fala sobre o papel desempenhado pela Proad.

1) Qual o papel da Proad no âmbito da gestão da Ufopa?

A Proad é responsável pela execução administrativa das atividades-meio ligadas às unidades administrativas e acadêmicas da instituição.

2) Alguma mudança será implantada? Qual? Com qual objetivo?

Vamos propor normativas e políticas administrativas que atuem direta ou indiretamente na melhoria contínua das atividades administrativas da instituição, visando um aumento de eficiência no atendimento à comunidade acadêmica e ao público em geral. Nosso projeto em andamento é a implantação do processo eletrônico piloto nos campi de fora da sede.

3) Quais os principais desafios da sua gestão nesta pró-reitoria?

Contribuir para construção de uma universidade pública de referência na região amazônica, que valorize seus servidores e que possa garantir aos cidadãos acesso às informações públicas. Temos o desafio de implantar o processo eletrônico e implementar uma gestão de contratos conforme as diretrizes da Instrução Normativa (IN) nº 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e ainda contribuir para o planejamento e implementação de infraestrutura da universidade.

4) E os novos projetos?

Teremos que implementar as atividades voltadas para apuração de responsabilidade das empresas licitantes e contratadas, trabalhar na capacitação de servidores, de acordo com suas áreas de atuação. Outra ação que vamos desenvolver é a cessão de uso de bens inservíveis para escolas do município e demais entes públicos. E, principalmente, vamos atuar no fortalecimento dos campi de fora da sede. Por fim, consolidar a segregação de funções (separação das funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização).

Serviço: Pró-Reitoria de Administração (Proad)

Pró-reitora: Sofia Campos e Silva Rabelo

proad@ufopa.edu.br