Ultima atualização em 13 de Setembro de 2022 às 14:51

Procce realiza gincana para integrar educação básica e universidade

O evento faz parte da X Jornada Acadêmica da Ufopa, que acontece de 4 a 13 de novembro.

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) realiza no dia 11 de novembro de 2022 a gincana “O Conhecimento é Pai D’égua”. A iniciativa faz parte da X Jornada Acadêmica da Ufopa, que acontece de 4 a 13 de novembro.

Esta será a primeira edição da gincana, que traz como tema “Ufopa – há 13 anos fazendo a diferença na Amazônia”. O objetivo principal é promover a integração entre a universidade e a educação básica, uma forma de fortalecer o diálogo com as escolas, um dos fundamentais eixos para a efetiva prática social da instituição.

As atividades desenvolvidas na gincana possibilitarão que a universidade conheça os problemas e desafios das escolas públicas, da mesma forma que é necessário que as escolas conheçam a universidade e se sintam parte dela, uma vez que é preciso construir uma relação sólida entre esses dois pilares da educação.

Na oportunidade, os estudantes da educação básica terão acesso ao ambiente e à vivência da Ufopa, suas práticas, rotina e função. As tarefas a serem realizadas pelos alunos, que formarão times para defender suas escolas, deverão estar relacionadas à universidade, como sua história, estrutura, unidades acadêmicas, campi, cursos, pesquisa e extensão. Desta forma, será possível atingir os objetivos específicos, como promover a integração entre os estudantes do ensino médio de diferentes escolas; integrar estudantes do ensino médio e estudantes da Ufopa; estimular conhecimentos de diferentes áreas; estimular a criatividade dos alunos e exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação.

Será realizada reunião, um mês antes do evento, com os integrantes das equipes, ocasião em que serão repassadas as informações mais precisas de como irá funcionar a metodologia da gincana. Haverá prêmios para os que ficarem nas três primeiras colocações.

Serviço:

• Período de inscrição: 13 de setembro a 3 de outubro/2022, por meio do formulário on-line http://bit.ly/gincanaufopa.

• Reunião com as equipes: 5 de outubro/2022

• Divulgação da 1ª tarefa: 5 de outubro/2022

• Realização da gincana: 11 de novembro/2022

Para saber como participar e obter mais informações sobre a Gincana, acesse AQUI.

13/09/2022

4 a 13 de novembro de 2022