Ultima atualização em 28 de Setembro de 2018 às 17:09

Professor da Ufopa é escolhido "Farmacêutico do Ano"

A honraria é o grau máximo que um profissional recebe pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará.

Professor na Ufopa desde 2014 e atual vice-diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, o Dr. Wilson Sabino diz não restarem dúvidas de que a indicação do seu nome para "Farmacêutico do Ano" se deve ao esforço, que nunca se limitou a fazer, pela melhoria da formação do futuro profissional e da proximidade entre os farmacêuticos e a sociedade em geral, a partir de uma visão mais humanizada. A homenagem a Wilson Sabino será realizada neste sábado, 29 de setembro, em Belém.

O professor Dr. Wilson Sabino já atua há 20 anos na profissão de farmacêutico, dentre os quais 10 anos na condição de docente. Depois que soube da homenagem, ainda tenta assimilar o reconhecimento das ações que começaram a partir de sonhos de ver o farmacêutico mais qualificado ingressar no mercado de trabalho, além de levar as discussões que envolvem a saúde para debates amplos na sociedade. “Existem vários outros colegas sendo homenageados por categoria, mas a que estou recebendo é uma honraria máxima. É difícil dar ideia do que significa isso. Ainda estou tentando assimilar”.

A atuação profissional do professor está muito além do cargo de vice-diretor do Isco na Ufopa. Ele ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde em Santarém, onde representa os Órgãos Formadores de Recursos Humanos para o SUS; fez parte da delegação em Conferências de Saúde, Nacional e do Estado do Pará, além de ter representado a categoria em 2018 na primeira Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Ainda contabiliza inúmeras viagens para apreender sobre a realidade das populações ribeirinhas da região paraense.

Promoções de eventos – O professor deu início, em 2015, à realização de conferências, fóruns e seminários, o que ele chamou de atrevimento, por “trazer a comunidade para dentro da Universidade com o intuito de aprimorar as discussões sobre problemas reais de saúde da população do Oeste paraense”.

Em 2015 e 2017 foram realizadas duas conferências de saúde; em 2017 houve o Fórum de Determinantes Sociais em Saúde do Oeste do Pará (2016), o Seminário de Saneamento Básico, o I Fórum Sobre Uso Racional de Medicamentos e a I Conferência de Vigilância em Saúde do Oeste do Pará. Já em 2018, ocorreu o I Fórum Sobre a Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Na somatória do penúltimo e do último evento, pelo menos aproximadamente três mil pessoas estiveram discutindo sobre a saúde na região.

A indicação – O nome do professor Dr. Wilson Sabino recebeu a indicação a partir de um processo de escolha feito entre os profissionais farmacêuticos que atuam no estado do Pará. Esses profissionais indicam de forma aleatória os que, na visão deles, fizeram um bom trabalho no ano de 2017.

Os nomes mais citados seguem para a plenária da Reunião Ordinária do Conselho Regional de Farmácia (CRF/PA), onde é feita uma análise por conselheiros e diretores da entidade, a partir de pontuações que levam em conta a conduta ética, o currículo, o empenho profissional, entre outros, deliberando-se sobre homenageados em nove categorias.

Para farmacêutico do ano ocorre o mesmo processo, mas leva em consideração aquele profissional que teve maior êxito, utilizando a profissão para levar benefícios em prol da sociedade. É levada ainda em consideração sua trajetória no magistério, disseminando conhecimento profissional aos futuros farmacêuticos da região Oeste do Pará.

“Tenho a plena certeza de que esse reconhecimento tem muito a ver com os trabalhos que faço na Ufopa. O primeiro deles é o de ser vice-diretor de um instituto novo, o de pensar numa formação diferenciada para o farmacêutico e que este profissional possa ter uma visão mais voltada para o social, principalmente numa região como a nossa. Um dos meus desafios é aproximar a comunidade da Universidade para entender as suas angústias. Sempre fiz uma crítica, enquanto docente, de que estamos distantes da realidade”.

No Observatório Farmacêutico do Oeste do Pará (conferir abaixo), quando foi anunciada a homenagem ao professor, um texto elaborado por profissionais da área detalha um pouco mais o perfil do Prof. Dr. Wilson Sabino.

Leia aqui texto em homenagem ao Farmacêutico do Ano 2017.

27/9/2018

Prof. Dr. Wilson Sabino