Ultima atualização em 24 de Julho de 2018 às 16:48

Programa Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas: inscrições até 31 de agosto

O cadastramento de novos alunos indígenas e quilombolas no Programa Bolsa Permanência (PBP), do Ministério da Educação (MEC), será realizado até 31 de agosto de 2018 na página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP. No ato de inscrição, os alunos deverão preencher corretamente o formulário com informações acadêmicas e socioeconômicas, além de anexar a documentação (em PDF) exigida pelo MEC.

As instruções para o cadastro de estudantes indígenas e quilombolas estão na página 13 do Manual de Gestão do PBP. Em caso de dúvidas, os estudantes deverão procurar a Diretoria de Ações Afirmativas da Ufopa, localizada na sala 108 da Unidade Amazônia, Campus de Santarém, ou nas demais unidades nos campi da Ufopa.

Segundo a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), o cadastro é para a adesão de novas inscrições ao Programa Bolsa Permanência e, por isso, deverá ser realizado, preferencialmente, pelos calouros oriundos do Processo Seletivo Especial 2018, além de discentes indígenas e quilombolas ingressantes pelo Processo Seletivo Regular que ainda não tiveram acesso ao programa.

As instituições federais de ensino superior farão a análise da documentação comprobatória de elegibilidade dos estudantes ao programa e a aprovação dos respectivos cadastros no sistema de gestão. Atualmente, o valor estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC, para os estudantes indígenas e quilombolas é de R$ 900,00.

Programa – Bolsa Permanência (PBP) é um programa do Governo Federal que concede auxílio financeiro e viabiliza a permanência no curso de graduação a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente a indígenas e quilombolas. Os recursos são pagos diretamente aos alunos por meio de um cartão de benefício.

A finalidade da iniciativa é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação desses estudantes de graduação, além de reduzir o custo de manutenção de vagas ociosas em decorrência da evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desenvolvimento acadêmico.

Confira a portaria que autoriza a abertura de novas inscrições ao Programa Bolsa Permanência em 2018.

Acesse a página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Acesse o Manual do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges e do MEC

24/7/2018