Ultima atualização em 21 de Novembro de 2019 às 11:44

Projeto da Ufopa fica em segundo lugar em concurso de aplicativos educacionais

O projeto “Cadap: Cara de Aprendizagem” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) conquistou a segunda colocação no concurso Apps.edu, que premiou iniciativas tecnológicas de empreendedorismo digital voltadas a problemas que afetam a educação no Brasil. O concurso ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, no período de 11 a 14 de novembro de 2019 em Brasília (DF).

Coordenado pela professora Carla Marina Paxiúba, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), o projeto desenvolveu uma ferramenta digital de reconhecimento facial, que permite detectar, por meio da câmera do celular ou notebook, como os alunos reagem aos conteúdos apresentados durante as aulas. Em 2018, o Cadap venceu o Concurso Latino-Americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem (EduTech 2019).

O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e do projeto Acácia, financiado pela União Europeia. A ferramenta está disponível na página: http://www.cadap.net/cadap/.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/bc8112d68118898175f60afd0cb2b7cd.png
Professora Carla Paxiúba com o certificado conquistado. Foto: Acervo do Cadap.

19/11/2019