Ultima atualização em 26 de Março de 2024 às 18:19

Projeto Farmácia Viva da Ufopa integra iniciativa sustentável premiada nacionalmente

Fruto de colaboração entre a Farmácia Viva da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o projeto Arborizar da Prefeitura Municipal de Santarém, o projeto “Quintal Florestal Sustentável” é uma das iniciativas premiadas no Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do Brasil, realizado em março deste ano. A iniciativa ficou em primeiro lugar na categoria Cidade Sustentável.

Focado na região do Eixo Forte, abrangendo comunidades com práticas de queimadas, o Quintal Florestal Sustentável tem o objetivo de integrar o conhecimento ancestral sobre plantas medicinais com a arborização urbana. Alinhado ao Programa Nacional de Plantas Medicinais do Sistema Único de Saúde (SUS), propõe plantar árvores nas comunidades, contribuindo para a conservação ambiental e a valorização do Bioma Amazônico de forma sustentável.

“Dessa forma, o projeto Farmácia Viva ganha notória visibilidade e credibilidade nacional e regional para que possamos alcançar maiores resultados, sempre pautados no conhecimento tradicional, aliado ao conhecimento científico, dando condições a uma melhoria de qualidade de vida e consequentemente ao desenvolvimento endógeno das regiões de abrangência do projeto, à inovação tecnológica, assim como a suas sustentabilidades financeiras", afirma a coordenadora do projeto, Elaine Oliveira, docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Confira a relação dos projetos premiados na categoria Cidades Sustentáveis:

• 1º lugar: Quintal Florestal Sustentável / Santarém (PA)

• 2º lugar: Programa Moeda Verde / Santo André (SP)

• 3º lugar: Programa de Eficiência e Transição Energética / Hortolândia (SP)

Mais informações no site do evento: https://smartcityexpocuritiba.com/.

Notícia relacionada:

Equipe do projeto Farmácia Viva da Ufopa. Foto: Acervo.