Ultima atualização em 9 de Maio de 2024 às 17:20

Proppit divulga editais de projetos e cotas Pibic e Pibiti

Prazo de submissão de projetos e planos de trabalho de docentes aos dois programas será de 6 de maio a 13 junho de 2024 pelo Sigaa.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa publicou edital para seleção de docentes pesquisadores da instituição que estejam interessados em cadastrar e renovar projetos de desenvolvimento científico e tecnológico ou de inovação pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) e pelo Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Os editais também irão selecionar professores que tenham interesse em orientar alunos de graduação vinculados à Ufopa, mediante submissão de planos de trabalho para a concessão de bolsas, ou voluntários.

As inscrições para participar dos processos seletivos devem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), submetendo ou renovando projetos de desenvolvimento científico e tecnológico ou inovação (se o projeto estiver cadastrado no Sigaa).

O Pibiti tem o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de fomentar o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Outra finalidade é formar recursos humanos para se dedicar ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no Brasil.

Já o Pibic tem a finalidade de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que irão se dedicar a qualquer atividade profissional, além de ajudar na redução de prorrogações de permanência dos discentes na graduação e pós-graduação.

Os manuais do Sigaa relacionados aos procedimentos de inscrição de projetos e planos de trabalho para concorrer a cotas de bolsas estão disponíveis AQUI.

Para os dois programas, a submissão de projetos e planos de trabalho de docente no Sigaa será de 6 de maio a 13 de junho, e o período de avaliação pelas unidades acadêmicas será de 14 de junho a 5 de julho. A divulgação do resultado final está prevista para 12 de julho.

Já a seleção de bolsistas e voluntários pelos pesquisadores contemplados com cotas será de 1º a 31 de agosto de 2024, e a indicação deve ser feita de 1º a 8 de setembro.

Confiram os editais:

Mais informações sobre os processos seletivos do Pibic e Pibiti no site da Proppit (aqui).

02/05/2024