Ultima atualização em 26 de Julho de 2021 às 16:29
Entre os seis projetos aprovados pelo edital 01/2021-RIDH/CFI Inovatec Sociobio (Ufopa/TNC) está o projeto “Cooperação, geração de renda e sociobiodiversidade no quilombo do Pacoval por meio da adesão à Rede Origens Brasil na Calha Norte Paraense”, coordenado pelo Prof. Raoni Azeredo, que atua no Campus Alenquer.
O objetivo do projeto é estruturar as cadeias extrativistas (cumaru, copaíba, castanha-do-pará) no quilombo do Pacoval, em parceria com a Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval de Alenquer (ACONQUIPAL), propiciando agregação de valor aos produtos da floresta, geração de renda e conservação da sociobiodiversidade.
"Alenquer é um dos maiores produtores de cumaru do Brasil, e o quilombo do Pacoval, com suas mais de 420 famílias, expressa uma relação direta da reprodução da vida, via extrativismo. Entretanto, mesmo com a potencialidade produtiva, os extrativistas detinham uma parcela pequena da lucratividade", afirmou o Prof. Raoni Azeredo.
Ele destacou ainda que o projeto pretende, a partir da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, sob preceitos da educação popular e da cooperação, possibilitar aos extrativistas capacidades técnicas de melhor manejo, tecnologias sociais de agregação de valor e promoção de melhores fluxos comerciais.
Acerca do convênio entre Ufopa (RIDH/CFI) e TNC, ele destaca: "Que seja o início de uma longa parceria. Existe uma demanda gritante dos territórios camponeses, quilombolas e indígenas por projetos que atendam suas pautas econômicas, sociais, culturais, ambientais e políticas. Neste sentido, a Ufopa tem, por missão e dever, contribuir e aprender com esta expressiva parcela da população amazônica. Quanto mais dirimir a distância entre a acadêmica e a sociedade, mais ganhos teremos", finalizou.
Confira no link abaixo a lista completa com os projetos aprovados:
Resultado do edital 01/2021–RIDH/CFI (Ufopa/TNC) Inovatec Sociobio
Comunicação/Ufopa
26/07/2021