Ultima atualização em 5 de Junho de 2019 às 11:40

Ufopa lança projeto de coleta seletiva “ReciclaUfopa" na Semana do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove entre os dias 3 e 8 de junho uma programação com palestras, oficinas, visitas técnicas e gincanas educativas no Campus Santarém. Com enfoque na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a ação tem por objetivo explicar conceitos e experiências aplicadas aos resíduos sólidos, debater a importância da coleta seletiva e a sua destinação final, além de esclarecer sobre a importância da reciclagem e como ela gera emprego e renda.

No primeiro dia de programação, houve a instalação de lixeiras e ecopontos para coleta seletiva nas Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós para marcar o lançamento do projeto “ReciclaUfopa”, de iniciativa da Coordenação de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

Na terça, 4, alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde começaram a divulgação da Semana nas Unidades da Ufopa em Santarém. Trazendo para os colaboradores internos e aos alunos a importância da coleta seletiva, informando sobre o Ecoponto e a forma como vão ser recolhidos os resíduos. A distribuição de panfletos com orientações sobre o descarte do lixo, a colagem de cartazes nas salas, corredores e murais da Instituição, fazem parte da divulgação para que todos os servidores e alunos se mantenham informados sobre o projeto “ReciclaUfopa” que vai continuar, mesmo depois da Semana do Meio Ambiente.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a9e810e80f5868ee3ec30cf067e9237f.JPG

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/8e3cca258e5f17c8be20c4bde3add8f8.JPG

“A coleta consciente que estamos divulgando é para que os servidores e os alunos possam disponibilizar o resíduo que é mais usado por eles, o papel, para que seja guardado de forma correta até a coleta”, esclarece a aluna Paula Karine Silva, do terceiro semestre do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

O Ecoponto, para a coleta seletiva, está localizado na Unidade Tapajós. No espaço também é possível descartar pilhas e baterias. Confira as orientações no link abaixo:

orientações para coleta seletiva nas unidades da Ufopa, que pode ser acessado aqui.

Nesta quarta feira, 5, dia mundial do meio ambiente, haverá uma Roda de Conversa o tema “Resíduos Sólidos e Meio Ambiente”, às 15h na Unidade Tapajós, aberto à comunidade em geral. A programação se estende até a sexta feira, dia 8, com a Gincana Educativa, lanche e sorteio de brindes aos participantes.

A programação da Semana do Meio Ambiente é uma realização da Coordenação de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), acompanhada pelos acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O evento terá ainda atividades como a roda de conversa com a engenheira ambiental Jaqueline Bailão e o gestor da Cooperativa de Reciclagem de Santarém, Rondinely Edilson Vieira; oficinas de jardins suspensos e de artesanato e reaproveitamento de madeira; e visita ao Aterro Sanitário do Perema, criado em 2002, em Santarém.

A participação é gratuita e aberta a acadêmicos, servidores, colaboradores e membros da sociedade civil ligados à cadeia produtiva dos resíduos sólidos. As inscrições para cada atividade podem ser feitas por formulários online:

Gestão de resíduos sólidos - A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contém instrumentos para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A PNRS caracteriza-se pela prevenção e redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

03/06/2019

·         Abertura da Semana do Meio Ambiente 2019

·         Entrega do ecoponto para coleta seletiva da Unidade Tapajós

Local: Estacionamento da Reitoria

·         Instalação de lixeiras e ecopontos nas unidades da Ufopa

Locais: Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós

04/06/2019

·  Orientação e divulgação do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Ufopa nas Unidades Acadêmicas e Administrativas da Ufopa

Locais: Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós

Durante todo o dia

05/06/2019

·         Oficina 1: Criação de jardins suspensos (Macramê)

Local: Bloco Modular da UnidadeTapajós

·         Oficina 2: Artesanato e reaproveitamento de madeira

Local: Área da Física Ambiental – Unidade Tapajós

·         Roda de Conversa “Resíduos Sólidos e Meio Ambiente”

Local: Unidade Tapajós

06/06/2019

·         Visita técnica ao Aterro Sanitário do Perema e à Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan)

Local: Comunidade Perema

07/06/2019

·         Orientação e divulgação do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Ufopa nos canteiros de obras da Ufopa

Local: Unidades Rondon e Tapajós.

Durante todo o dia

08/06/2019