Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 25 de Setembro de 2019 às 12:26

Setembro Amarelo prossegue até sexta-feira, 27, com palestras e atividades de lazer e de saúde


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove até sexta-feira, 27 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a campanha “Setembro Amarelo”, que visa oferecer um espaço para reflexões e orientações acerca do suicídio e suas formas de prevenção. Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE) e do Núcleo de Psicologia (NUPSI), a programação conta com palestras, conferência, oficinas, atividades culturais, esportivas e de promoção à saúde, entre outras.

Nesta quarta-feira, 25, pela manhã, a Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) da Proges promove diversas atividades de esporte, lazer e qualidade de vida, na Unidade Amazônia. À tarde, a partir das 14 horas, haverá um Puxirum Cultural, organizado pelo Coletivo de Artistas Bixa Orellana, no auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro do Caranazal.

Na quinta-feira, 26, no Miniauditório HA1, da Unidade Rondon, serão realizadas duas práticas de promoção à saúde. Das 9 às 11 horas, ocorrerá a ciranda pedagógica “Vinculação afetiva e aprendizagem: dialogando sobre interações qualitativas no âmbito da Universidade”, com a pedagoga Helana Miranda, do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) da Proges. À tarde, a partir das 15 horas, será a vez da servidora Cristiane Nogueira, especialista em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), ministrar a atividade intitulada “Vivência de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no ambiente acadêmico”.

Também no dia 26, a partir das 15 horas, ocorrerá a palestra "Depressão e risco de suicídio: dialogando sobre a saúde mental do servidor e práticas promotoras de bem-estar e qualidade de vida", a ser proferida pela médica Vivian Silva da Costa Pontes, da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Ufopa, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

A programação do “Setembro Amarelo” na Ufopa termina na sexta-feira, 27, com a conferência “Educação, sofrimento e suicídio: reflexões críticas acerca das relações de trabalho e estudo nos ambientes universitários”, a ser ministrada pelo professor Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia, a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Rondon.

Promovido pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges, o projeto de extensão “Pipocando Ações Afirmativas” realiza à tarde uma sessão especial com a exibição do filme “Se enlouquecer não se apaixone”, que contará com a participação das psicólogas Yara Caripuna e Luanna Figueira. A sessão ocorrerá a partir das 14 horas, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações no sítio da Proges.

Comunicação/Ufopa

25/9/2019

Notícia em destaque