Ultima atualização em 29 de Junho de 2021 às 12:05

Sibi/Ufopa disponibiliza biblioteca digital a alunos e professores

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sibi/Ufopa) disponibiliza aos professores e aos alunos conteúdos do provedor Minha Biblioteca, com títulos de livros on-line nas diversas áreas do conhecimento.

O acesso é disponibilizado aos alunos de graduação e de pós-graduação que estejam matriculados e ativos no sistema da Universidade. As credenciais de acesso são idênticas às dos sistemas do aluno e do professor no SIGAA.

O acervo virtual da Minha Biblioteca conta com mais de 10 mil títulos de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagogia e Artes & Letras. O Minha Biblioteca possui funcionalidades como leitura em voz alta, anotações, realce de cor, marcação de página e pesquisa por palavras-chaves que promovem a acessibilidade, estimulam a aprendizagem e favorecem a retenção de alunos.

Acesse Minha Biblioteca/Ufopa (AQUI).

O serviço constitui uma plataforma digital de livros, com um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos que buscam atender aos requisitos do Ministério da Educação, podendo ser acessada em computadores, tablets e smartphones (informações da empresa https://minhabiblioteca.com.br/).

O diretor do Sibi/Ufopa, Mayco Chaves, informou que a equipe elaborou um tutorial sobre o acesso à plataforma Minha Biblioteca para auxiliar o usuário no primeiro contato. Segundo ele, “o serviço tem o objetivo de facilitar o acesso remoto para estudantes e professores de materiais em formato e-book, a qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos conectados à Internet".

Repositório Institucional

Outro serviço importante desenvolvido pelo Sibi/Ufopa é o Repositório Institucional da Ufopa, lançado em março de 2021.

O Repositório Institucional Poraquê é uma base de dados direcionada para a produção científica produzida na universidade, com a finalidade de armazenar, preservar, dar acesso e visibilidade aos trabalhos da Ufopa.

Matéria relacionada: Ufopa lança Repositório Institucional

Outras informações na página do Sibi/Ufopa: http://www.ufopa.edu.br/sibi/

Contato: sibi.referencia@ufopa.edu.br e nos demais canais oficiais do Sibi

29/06/2021