Ultima atualização em 19 de Setembro de 2019 às 10:57

Ufopa discute a atuação do biólogo em diferentes atividades profissionais

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa promove até quarta-feira, 18 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a II Semana da Biologia, evento que discute a atuação do biólogo em diferentes áreas do conhecimento. Com o tema “A Biologia na Conservação da Amazônia”, o evento conta com palestras, pela manhã, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) da Unidade Tapajós, Campus Santarém. À tarde, das 14 às 18 horas, são realizados minicursos nos laboratórios da Unidade Tapajós.

O evento começou na segunda-feira, 16, com palestras sobre o perfil do profissional da Biologia. Nesta terça-feira, 17, as palestras abordaram as áreas de atuação do biólogo e as perspectivas do profissional na região Amazônica. Na quarta-feira, 18, as palestras terão como foco principal a conservação e o uso da biodiversidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/55ebeb0dadc895f8db35a6da16e9146c_OOYMxPE.jpg
Mesa de abertura: Roberta Raiol, do Conselho Regional de Biologia (CRBio-06);
professora Graciene Fernandes, da organização do evento;
professor Frank Rainer Ribeiro, da coordenação do Bacharelado em Ciências Biológicas da Ufopa;
e Adelaine Michela Figueira, coordenadora da licenciatura em Ciências Biológicas da Ufopa.

Segundo Roberta Dannyele Oliveira Raiol, representante do Conselho Regional de Biologia (CRBio-06), que ministrou palestra sobre o perfil do egresso formado em Biologia, são quatro as áreas de atuação do biólogo: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção; e Educação. “A sociedade reconhece que somos um profissional generalista, com muitos campos de atuação”, afirma. “São 87 atividades diferentes que podemos oferecer dentro dessas áreas. São atividades que cada vez mais são exigidas no mercado de trabalho, como o de análises clínicas e o de aconselhamento genético, por exemplo”.

Coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Adelaine Michela e Silva Figueira falou sobre o perfil do licenciado em Ciências Biológicas, destacando a atuação do professor no contexto amazônico. “Na Amazônia, os professores têm o desafio de superar as deficiências de material didático e prático nas escolas, especialmente da zona rural. É a realidade que temos, trabalhar nas escolas sem infraestrutura, equipamentos, laboratórios”, afirma. Outro desafio para garantir o aprendizado dos alunos é trabalhar a flexibilidade para adequar o conteúdo programático às diferenças regionais. “A ideia é que o professor consiga aproximar a ciência ao cotidiano do aluno”.

Biologia na Rua - Com o objetivo de divulgar para a sociedade os trabalhos científicos desenvolvidos na universidade, na sexta-feira, dia 20, das 18 às 20 horas, ocorrerá na Praça do Pescador, situada na orla da cidade, a atividade de extensão “Biologia na Rua”, que contará com a apresentação de pôsteres e exposição de materiais didáticos sobre as diversas áreas das Ciências Biológicas.

Confira aqui a programação completa da II Semana de Biologia.

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

17/9/2019

Alunos da Ufopa participam da II Semana de Biologia.