Ultima atualização em 18 de Junho de 2018 às 11:20

Ufopa e Prefeitura de Santarém firmam parceria para uso do Abaré

Primeira viagem do Abaré após assinatura de convênio ocorrerá na segunda-feira, dia 18

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Prefeitura Municipal de Santarém assinaram na sexta-feira, 15 de junho de 2018, um termo de compromisso com o objetivo de viabilizar o atendimento das populações ribeirinhas da Resex de Santarém pela Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial Abaré I. Com vigência de um ano, a cooperação visa oferecer atendimento humanizado e regular, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 40 comunidades ribeirinhas, situadas na região do rio Tapajós.

A primeira viagem do Abaré, após assinatura do convênio, terá início na segunda-feira, dia 18. Serão dez dias percorrendo as comunidades ribeirinhas do Tapajós. “Essa é a primeira parceria formalizada pela Ufopa, com a Prefeitura Municipal de Santarém, que fará viagens periódicas, de dez dias, atendendo as comunidades ribeirinhas do Tapajós”, explica a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier Ruela. “Não é uma viagem pontual, é uma ação realmente de assistência à saúde das famílias cadastradas, pois o Abaré é uma unidade de atendimento básico fluvial”.

De acordo com o convênio assinado, as ações serão desenvolvidas, ao longo de um ano, em nove rodadas de dez dias de atendimento de saúde às populações de 40 comunidades ribeirinhas situadas no município de Santarém. A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pela elaboração e execução de um plano físico e financeiro das ações em saúde nas comunidades visitadas. Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, a primeira viagem do Abaré servirá para organizar os procedimentos da Unidade de Atendimento à Família: “Vamos oferecer atendimento médico, odontológico e laboratorial, além de levar também vacinas, testes rápidos e medicamentos da Farmácia Básica”.

Através da Portaria MS 2.436, de 21 de setembro de 2017, o Ministério da Saúde repassará mensalmente o montante de R$ 90.000,00 ao município de Santarém para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial. “Hoje o Abaré pertence ao patrimônio da Ufopa. Conseguimos resolver a questão da propriedade, mas havia o problema do custeio, de fazê-lo entrar em operação para que pudesse cumprir o seu papel. Através desse termo de cooperação, viemos justamente unir forças para financiar o custeio do Abaré”, explica o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. “Estamos conseguindo transformar esse sonho em realidade, já retomando as atividades do Abaré com força total. A gente só tem a ganhar com essa parceria, principalmente a população ribeirinha, que já vem esperando pelo retorno do Abaré há bastante tempo”.

A Ufopa ficará responsável pela guarda e manutenção da unidade fluvial e das duas lanchas que darão apoio às atividades de visitas domiciliares e de saúde, além de fornecer a tripulação obrigatória para as viagens, conforme o disposto pela Marinha. “Hoje a Universidade está custeando a manutenção e a guarda do Abaré, mas, para colocar as viagens em prática, estamos buscando parcerias”, explica Aldenize Xavier. “Agora precisamos planejar a nossa utilização com os nossos professores e alunos do barco Abaré como unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, para que, efetivamente, as pesquisas comecem a acontecer lá nas comunidades onde elas precisam chegar”.

16/6/2018

Assinatura do convênio com a Prefeitura de Santarém