Ultima atualização em 9 de Março de 2022 às 13:24

Ufopa e Sebrae realizam Rodada de Investimentos e Inovação do Oeste do Pará

A Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam nesta quinta-feira, 10 de março de 2022, às 16h, a Rodada de Investimentos e Inovação do Oeste do Pará.

A programação ocorrerá no auditório do Banco da Amazônia, situado à Av. Nazaré, 75A, em frente à praça Barão de Santarém, e é destinado a pesquisadores, startups, empreendedores, empresas e institutos de ciência e tecnologia.

Durante a Rodada de Investimentos e Inovação, serão apresentadas diversas oportunidades abertas das seguintes instituições: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Fundação Guamá; Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará; Agência Espanhola de Inovação (CDTI); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Pará; Banpará e Banco da Amazônia, com disponibilização de recursos para o fomento do empreendedorismo e da pesquisa.

Os recursos são destinados a diversas áreas, especialmente:

• Bioeconomia: agroindústria, bioenergia; biomateriais; higiene, perfumaria e cosméticos; química; saúde (fármacos; fitoterápicos; nutracêuticos);

• Transformação Digital: educação; indústria; monitoramento ambiental; saúde; logística; blockchain; computação em nuvem; comunicação máquina a máquina (m2m); comunicações avançadas 5g; gêmeos digitais; geolocalização; georreferenciamento; instrumentação/sensor inteligente; inteligência artificial; internet das coisas; manufatura aditiva; manutenção preditiva; realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista e robótica avançada;

• Bioindústria: exploração industrial das técnicas da bioconversão com fins alimentares, farmacêuticos, energéticos e outros;

• Tecnologia Educacional: sistema de apoio ao processo de ensino e aprendizagem (software ou hardware, com todos os seus componentes, autocontido e replicável, que integre propostas pedagógicas baseadas em sólida fundamentação teórica e coerência teórico-metodológica, para trabalhar conteúdos educacionais, oferecendo conteúdos digitais, ferramentas ou aparatos).

Também consta investimento no Programa para Mulheres Inovadoras, com os temas: Competitividade Produtiva – inovações que ampliem a competitividade dos setores de bioeconomia, monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, transporte e logística, agronegócio; e Qualidade de vida – inovações em saúde, educação, saneamento, segurança hídrica e segurança pública ou privada.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/8edba7c5a63b6410e14360f70f590e2b.png

Contato com a AIT: (93) 2101-4969, e-mail: ait@ufopa.edu.br/, site: www.ufopa.edu.br/ait/

Comunicação/Ufopa, com informações da AIT

09/03/2022