Ultima atualização em 21 de Maio de 2021 às 17:45

Ufopa e TNC abrem consulta pública de edital de apoio a projetos de inovação tecnológica

Está em consulta pública até o próximo dia 15 de maio o edital do Programa de Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica Inovatec Sociobio, destinado a estudantes de graduação de todas as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), principalmente aqueles oriundos de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O edital deverá ser publicado no próximo dia 24 de maio. Outras datas importantes constam no item 14 (cronograma) do edital, que pode ser acessado no final deste texto.

Esta ação será desenvolvida em parceria da Ufopa com The Nature Conservancy (TNC) por meio da Rede de Desenvolvimento Humano (RIDH). Essa rede foi idealizada pelo então pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), professor Dr. Domingos Diniz, falecido em dezembro de 2019.

A TNC é uma entidade que trabalha para “proteger as terras e águas das quais toda a vida depende”. Ufopa e TNC já atuam juntas em outras parcerias.

O edital prevê que o Programa Inovatec Sociobio (Ufopa/TNC) tem como objetivo “fomentar grupos de trabalhos e pesquisa formados por estudantes indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e não indígenas, vinculados à Ufopa, para desenvolver novas tecnologias e/ou produtos visando criar novos produtos e/ou agregar valor aos produtos e/ou serviços que contribuam para a sociobiodiversidade a partir de demandas provenientes de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”.

De acordo com o edital 01/2021-RIDH/CFI/Ufopa, serão aceitas propostas que prospectem principalmente: soluções tecnológicas que contribuam para facilitar a produção, coleta e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; soluções de tecnologia social que fortaleçam o empreendedorismo coletivo em comunidades de povos indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas; soluções tecnológicas que fortaleçam o empreendedorismo de mulheres.

E ainda que versem sobre o desenvolvimento de bioprodutos de interesse da sociobiodiversidade; soluções de tecnologia social para a melhoria da qualidade da água; soluções de tecnologia social voltadas para a geração/uso de energia alternativa/renovável nas comunidades de povos indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas; soluções de tecnologia social de saneamento de comunidades de povos indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas, e de barcos.

À frente da ação pela Ufopa, a Prof. Dra. Iracenir Santos (CFI) afirma que a ideia é construir esse trabalho a muitas mãos: “Antes de elaborar este texto, ouvimos entidades e representações. A última reunião ocorreu no dia 29 de abril, com a organização da Resex Tapajós Arapiuns – Tapajoara. Fizemos uma apresentação da minuta do edital e ouvimos as suas demandas. E já fizemos alterações considerando as demandas dessas entidades e suas representações. Agora, colocaremos em consulta pública, que é para que todas as demais pessoas possam contribuir”. A professora informou também que cópias da minuta já foram enviadas aos ministérios públicos do Trabalho, Estadual e Federal.

O contexto da pesquisa na pandemia – Uma das exigências do edital é que as propostas apresentadas deverão indicar no plano de trabalho as medidas de biossegurança, que devem estar em consonância com o Plano de Biossegurança da Ufopa.

Serviço: Consulta pública do edital 01/2021-RIDH/CFI/Ufopa

Quando: Até 15 de maio de 2021

Como: ridh@ufopa.edu.br ou pelo telefone celular (93) 99216-7720

Confira a minuta do edital e os anexos:

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

05/05/2021