Ultima atualização em 12 de Abril de 2022 às 09:24

Ufopa inaugura primeiro cluster de alto desempenho na região

Como parte das diversas entregas que ocorreram no Painel da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Ufopa, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), com a colaboração da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), foi entregue na última sexta-feira, 8 de abril, o maior e mais novo Sistema de Computação de Alto Desempenho do Oeste do Pará, o Cluster Tapajós.

Adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no edital 04/2016 – Amazônia Legal, por meio do projeto Centro Tecnológico de Computação Científica Aplicada, o computador de alto desempenho foi fornecido pela empresa multinacional especializada Laniaq, através de importação realizada em 2019, já sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, vinculada à Proppit e à RIDH.

Considerando as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que acarretou em significativas oscilações cambiais, bloqueios na malha aérea e escassez nas matérias-primas na área de tecnologia, a chegada e a instalação do “supercomputador” só foram possíveis em 2021, no espaço devidamente reformado e adequado às exigências para o pleno funcionamento do Cluster Tapajós.

Com cerca de 100 TFLOPS de desempenho, o Cluster Tapajós processa na ordem de 100 trilhões de operações matemáticas por segundo, o equivalente a mais de 1.000 notebooks residenciais trabalhando juntos. Todo este poder computacional será destinado a promover pesquisas e inovação tecnológica de repercussão na região Amazônica, desde estudos de mapeamento e proteção à biodiversidade, descoberta de novos materiais e medicamentos, além de análise de impactos das mudanças climáticas na fauna, flora e na dinâmica socioeconômica da região.

O Cluster Tapajós também integra dispositivos de aceleração gráfica, sendo o primeiro sistema de alto desempenho nacional a oferecer abertamente a nova tecnologia de aceleração FPGA a pesquisadores nacionais.

Diversos testes já foram promovidos pela empresa Laniaq junto aos grupos de pesquisa que fizeram parte do projeto desde o início e, a partir da sua inauguração oficial, novos grupos poderão fazer uso dos recursos do Cluster Tapajós por meio de editais publicados e gerenciados pela RIDH, órgão da Ufopa que está à frente das Centrais Analíticas.

A Coordenação Técnica do empreendimento será exercida pelos professores Marcelino Silva da Silva (coordenador) e Josecley Fialho Goes (vice-coordenador), ambos lotados no Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), enquanto que a Coordenação Administrativa estará a cargo da RIDH.

Matéria relacionada:

11/04/2022