Ultima atualização em 17 de Setembro de 2021 às 21:45
Prazo para execução da obra é de quatro meses e visa a tornar a Fazenda autossustentável e modelo de produção.
A assinatura da ordem de serviço para a construção dos setores zootécnicos da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorreu no dia 16 de setembro de 2021. No valor de R$ 921.692,83, a obra será executada pela Mix Construtora, com início efetivo no dia 1º de outubro. O prazo para execução é de quatro meses.
Serão construídos os setores zootécnicos de Avicultura, Granja Leiteira, Gado de Corte e Suinocultura, incluindo ainda a implantação de toda a infraestrutura viária e elétrica para esses setores, além da perfuração de poço tubular profundo para captação e reservação de água. “Há muita expectativa em torno dessa obra, que começa efetivamente no dia 1º de outubro, pois vários sonhos vão poder ser desenvolvidos aqui”, afirma a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier. “Já começamos a planejar os animais para ocuparem os setores e, a partir daí, começar o desenvolvimento de pesquisa na área e também de produção, porque também a nossa intenção é que a Fazenda possa produzir e ser autossustentável”.
“Essa obra é muito esperada pelo curso de Zootecnia, pois esses setores impactam muito o aprendizado dos alunos. Esses espaços servirão para aulas práticas, desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e pesquisas de pós-graduação”, afirma o coordenador da Fazenda Experimental, professor Ronaldo Lima, que acrescenta: “Além de podermos fortalecer a extensão rural através de difusão de tecnologias, servindo como modelo de produção para os produtores rurais”.
Com 660 hectares, a Fazenda Experimental está localizada às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), km 37, no município de Santarém (PA). Desde 2019, a unidade experimental de campo passou a ser gerida pelo Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), que possui os cursos de Biotecnologia, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia.
“Com a introdução dos setores zootécnicos, vamos poder produzir animais de forma sustentável na Fazenda Experimental. Vamos ter a produção de bovino de leite, uma área de produção de bovino de corte e bubalinocultura, e uma área de suinocultura e avicultura caipira, que é o carro-chefe da região”, explica a diretora do Ibef, Alana Lima. “Esses setores zootécnicos serão referência em produção na região”.
De acordo com a docente, desde que a gestão da Fazenda passou para o Ibef, em 2019, uma série de ações está sendo desenvolvidas junto com os professores do instituto. “Conseguimos resgatar a empolgação dos professores com relação à Fazenda”, afirma. “Hoje temos a previsão da revitalização das nossas estufas para a produção de tomate e de hortaliças por meio da hidroponia. Também teremos projetos relacionados à produção de mandioca e macaxeira pelo projeto Maniva Tapajós, além de projetos relacionados ao feijão caupi, silvicultura e sistema agroflorestal”.
Segundo Alana Lima, a nova mentalidade de gestão da Fazenda é trabalhar em parceria com os outros institutos. “Já temos uma área com uma estação meteorológica do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e estamos com a previsão de outras parcerias com esse instituto para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área de Ciências Agrárias, como sistemas de irrigação e produção de energia solar”, afirma Lima. “E também temos a possiblidade de trabalhar com o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) na produção de plantas medicinais para a Farmácia Universitária”.
Ainda de acordo com a diretora do Ibef, o instituto está se preparando para atender a demandas de outros institutos na realização de aulas práticas. “Estamos reestruturando, através do nosso Plano Diretor, áreas para as atividades práticas dentro da Fazenda. Vamos conseguir atender a todos os institutos com a implantação de áreas didáticas na Fazenda”.
Assinatura – A assinatura da ordem de serviço ocorreu no dia 16 de setembro na Fazenda Experimental. O evento contou com a participação do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; da vice-reitora, Aldenize Xavier; da diretora do Ibef, Alanna do Socorro Lima da Silva; do coordenador da Fazenda, Ronaldo Lima; do Superintendente de infraestrutura (Sinfra), Vítor Viana; da professora Flávia Garcez, da Farmácia Universitária; e dos professores Paula Renata, Vicente Moreira Rodrigues e Nelson Amorim, do Programa de Ciências e Tecnologia do IEG; além de docentes, discentes e servidores do Ibef e da Fazenda.
Matéria relacionada: Ufopa iniciará construção de setores zootécnicos da Fazenda Experimental (13/09/2021)
Texto e fotos: Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa
17/09/2021