Ultima atualização em 11 de Março de 2021 às 12:17

Ufopa implantará programa para auxiliar indígenas e quilombolas no percurso acadêmico

No dia 3 de março deste ano, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufopa aprovou a ampliação do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico, como estratégia para evitar a evasão e abandono de estudantes indígenas e quilombolas nos cursos de graduação. Com a nova resolução nº 340/2021, publicada no último dia 4, houve a inclusão dos quilombolas no programa, que já funcionava desde 2019, mas era específico para indígenas.

Atualmente, há 958 estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação. Desde 2010, a Universidade assegura o ingresso de povos historicamente excluídos por meio dos Processos Seletivos Especiais (PSEs), além do sistema de cotas no Processo Seletivo Regular (PSR), e desenvolve ações para melhorar a qualidade da aprendizagem desses alunos. O Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico é mais um mecanismo de acompanhamento que tem como objetivo corrigir o atraso acadêmico dos discentes, garantir a conclusão do curso e a inclusão através da educação superior.

Funcionará da seguinte forma: o discente em atraso nos componentes curriculares do seu curso deverá cumprir um plano individual de trabalho para ajustar o seu percurso acadêmico, sob a orientação de um docente tutor. O aluno também terá o auxílio um discente monitor para a execução de suas atividades.

As unidades acadêmicas serão responsáveis por desenvolver metodologias de ensino diferenciadas que atendam às especificidades sociais, culturais e linguísticas dos alunos. Em conjunto com as pró-reitorias de Gestão Estudantil (Proges), de Ensino de Graduação (Proen) e de Gestão de Pessoas (Progep), devem ainda criar laboratórios de leitura e interpretação de textos, estratégias de ensino a distância e capacitar servidores para o programa, dentre outras iniciativas.

Todo o trabalho será acompanhado, fiscalizado e avaliado pela Comissão Interdisciplinar Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas e Quilombolas da Ufopa (CIPAEIQ), em parceria com as Comissões Setoriais de Acompanhamento às Políticas de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial das unidades acadêmicas.

“Vamos começar o planejamento para capacitação dos docentes e discentes monitores que atuarão e o planejamento de edital dos programas de acompanhamento no âmbito das unidades para implementação a partir do próximo período letivo”, informa o diretor de Acompanhamento Estudantil, Edson Almeida.

Inicialmente, serão convocados a participar 123 estudantes vinculados ao Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC), sendo 101 indígenas e 22 quilombolas, por meio de edital a ser lançado conjuntamente pela Proges e Proen.

Acesse AQUI a resolução nº 340/2021-Consepe/Ufopa.

10/03/2021

Foto: Freepik.