Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 26 de Novembro de 2019 às 09:10

Ufopa multicampi: Conheça o Campus Alenquer


As atividades da Ufopa no município de Alenquer, localizado à margem esquerda do rio Amazonas, tiveram início já em 2010, com o ingresso de cinco turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). No período de 2010 a 2016 foram atendidas 16 turmas, compostas por discentes alenquerenses e de cidades circunvizinhas, nos cursos de licenciatura integrada em Letras (Português e Inglês); Matemática e Física; Biologia e Química; História e Geografia; e licenciatura plena em Pedagogia.

Nesse período, durante a gestão do reitor Prof. Dr. José Seixas Lourenço, as atividades acadêmicas foram desenvolvidas em parceria com o estado e o município, por meio da cessão temporária de espaços para a execução das aulas. O primeiro espaço a ser ocupado foi a Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Beatriz do Vale, em 2010. Em 2011 as atividades passaram a ocorrer na Escola Estadual de Ensino Médio Amadeu Burlamaqui Simões e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Esperança, tendo sido esta última reformada e ampliada para atender, a partir de 2013, às demandas da Ufopa e do Parfor em um único estabelecimento de ensino.

A parceria também se estendeu à escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio para suprir necessidades de laboratórios de informática e para a realização de oficinas e o retorno dos professores. Foram ainda utilizados os espaços físicos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Fulgêncio Simões e Professora Maria Valmont e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente.

Unidade administrativa da Ufopa – A unidade administrativa da Ufopa em Alenquer funcionou (até outubro de 2017) em espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Inicialmente, funcionava no próprio prédio da Semed, à Rua José Leite de Melo, bairro São Cristóvão, e, posteriormente, em uma sala localizada à Travessa Colombiano Marvão, bairro Aningal. Em novembro de 2017, houve melhoria na infraestrutura do campus, com a locação de um imóvel para o desenvolvimento das suas atividades administrativas e acadêmicas, localizado à Rua Dr. Pedro Vicente, nº 270, bairro Luanda.

Quadro de servidores – A composição do quadro de servidores da Ufopa Alenquer iniciou-se em 2011, com a nomeação de quatro servidores, sendo acrescidos, em 2014, mais dois. Em 2017, houve a constituição da sua diretoria e nomeação de novos servidores: três docentes e cinco técnicos em educação.

Atualmente, o Campus conta com um quadro funcional de 15 servidores, sendo oito técnicos em educação e sete docentes. O corpo docente é composto por uma equipe interdisciplinar que agrega profissionais da grande área das Ciências Sociais Aplicadas e da grande área das Ciências Exatas, o que permite uma visão holística sobre a diversidade da região Amazônica, em especial do Oeste do Pará, que agrega os municípios da Calha Norte.

Infraestrutura – Em 2012, a Ufopa recebeu como doação do município de Alenquer um terreno para a construção do prédio próprio do Campus, localizado na Travessa Beatriz do Vale, bairro da Independência. A doação aconteceu ainda na gestão do prefeito João Damasceno Filgueiras. No dia 9 de outubro do mesmo ano foi lavrado o Título Definitivo, outorgando domínio do imóvel à Ufopa.

Em outubro de 2014, a Administração Superior da Ufopa, já então sob a gestão da reitora Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro – juntamente com a Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Flávio Marreiros – lançou no município de Alenquer o programa para a instalação do Campus Universitário, com a implantação da “Pedra Fundamental” no local destinado à construção do campus. Por infortúnio, a empresa licitada para a construção da obra abriu falência e, em razão disso, ocorreu um grande atraso, prejudicando o início da obra.

Em 2018, já sob a gestão do reitor Prof. Dr. Hugo Alex Diniz, a construção do Bloco Modular do campus foi incluída no Planejamento Emergencial da Ufopa. A obra iniciou-se em 11 de março de 2019 e continua em processo de edificação.

Ensino – O Campus Alenquer oferece, atualmente, um curso de graduação, o Bacharelado em Administração, seu primeiro curso regular. Desde então, ocorreu o ingresso de uma turma a cada ano (2017, 2018 e 2019) nos horários diurno e noturno. As turmas têm o perfil de interessados numa graduação profissionalizante, com a especificidade de estabelecer cotas no processo seletivo para os indígenas e quilombolas.

Apesar do pouco tempo de implementação, o Campus Alenquer da Ufopa já consolidou parcerias importantes, promoveu um projeto de extensão e realizou um evento acadêmico. A parceria com a Prefeitura Municipal de Alenquer, resultado dos esforços da direção e da equipe técnica do campus, proporcionou Internet de boa qualidade e os consequentes benefícios para toda a comunidade acadêmica.

É possível perceber a dinâmica social implementada a partir da consolidação do campus no município, o que tem contribuído para o sucesso institucional da Ufopa com fatores fundamentais para dinamizar a área socioeconômica, bem como para possibilitar a implementação de um conjunto de projetos e programas estratégicos que viabilize a qualificação através do ensino, pesquisa e extensão.

Pesquisa – A educação, no que se refere à pesquisa, está baseada em: 1) Qualidade da gestão e desenvolvimento humano: os paradigmas locais de estagnação e seus impactos nas condições socioeconômicas e ambientais no estado do Pará; 2) Cadeias produtivas paraenses: construindo uma rota de valor para maximizar o potencial de crescimento econômico territorial; 3) Gestão financeira e de custos para micro e pequenas empresas – GEFIC/ME; 4) Mosaico de grandes projetos na Amazônia: as dinâmicas recentes no Oeste do Pará.

Extensão – Já a extensão sustenta: 1) Implantação de uma incubadora de economia solidária no Campus Alenquer da Ufopa: fomento ao trabalho associativo e ao desenvolvimento territorial; 2) Qualificação dos prestadores de serviços alimentícios do Mercado Municipal de Alenquer; 3) Gestão democrática de políticas públicas e desenvolvimento territorial no município de Alenquer: limites e possibilidades para a cidadania; 4) Agricultura familiar e o PNAE no município de Alenquer.

Núcleo de Administração – Atualmente, o campus desenvolve as atividades do Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (N+Adesa). O objetivo é o fortalecimento da tríade do ensino, da pesquisa e da extensão e a promoção do estágio não obrigatório e da inovação, na perspectiva de fomentar a interdisciplinaridade acadêmica e o desenvolvimento regional sustentável.

Alenquer se configura como um adequado lócus para realizar tais atividades entre os municípios da Calha Norte: apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,670, considerado médio entre as escalas estaduais; sua economia gira em torno da agropecuária, dos serviços e de alguma indústria; nele funcionam 344 escolas nos níveis fundamental e médio, tendo 83% da sua população alfabetizada.

Nesse meio social, o Campus Alenquer em geral e o N+Adesa em particular representam uma importante referência teórico-prática às atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável, para a governança e políticas públicas em harmonia com os povos da região amazônica.

Clique aqui para mais informações sobre o Campus Alenquer.

 

 

Comunicação/Ufopa

25/11/2019

Notícia em destaque