Ultima atualização em 27 de Novembro de 2019 às 18:26

Ufopa multicampi: Conheça o Campus Juruti

Localizado na região Oeste do Pará, o município de Juruti está a 848 km de distância de Belém, capital do Estado, e 156,26 km, em linha reta, distante de Santarém, município onde se situa o campus-sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Com 84 anos de emancipação, o município de Juruti tem uma população aproximada de 55 mil habitantes (IBGE, 2016) e sua principal fonte econômica gira em torno de bens e serviços da Prefeitura Municipal e comércio local, da agricultura familiar e do projeto de mineração da Alcoa (bauxita). Além disso, possui uma das maiores manifestações culturais da região, que é o Festival das Tribos Indígenas de Juruti, realizado todos os anos no último final de semana do mês de julho. Em 2019, o festival completou 25 anos e é um dos principais responsáveis pelo município estar no mapa do Ministério do Turismo.

O Campus da Ufopa em Juruti foi criado junto com a própria Universidade, em novembro de 2009. A partir de julho de 2010, iniciou cursos intensivos pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), que, até janeiro de 2018, formaram mais de 300 professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura Integrada em Letras/Português e Inglês, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Licenciatura Integrada em História e Geografia e Licenciatura Integrada em Química e Biologia. Essa formação representou uma contribuição significativa para a formação dos professores da educação básica para todo o município.

Com a publicação, no Diário Oficial da União, da portaria nº 974/2017 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, a Ufopa recebeu autorização para ofertar cursos regulares de graduação em seus campi. Com isso, a partir de novembro de 2017, começaram a funcionar em Juruti os cursos regulares de Agronomia e Engenharia de Minas.

Depois de dois anos da implantação dos cursos regulares, o campus possui seis turmas, sendo três de Engenharia de Minas e três de Agronomia, com um total de 217 alunos ativos,  incluindo indígenas (4),  quilombolas (11) e pessoas com deficiência (5).

Depois de passar um período funcionando em estruturas cedidas pela prefeitura, hoje o Campus Juruti está instalado em prédio próprio, cujas obras ainda estão em processo de conclusão. Para a implantação do campus, a Ufopa trabalhou em parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti e com a Alcoa.

O campus desenvolve oito projetos de pesquisa e de extensão:

CURSO DE AGRONOMIA

Projetos de Pesquisa

1.       Coleta e cultivo de espécies aromáticas com potencial para indústria cosmética e perfumaria no município de Juruti, Pará

Objetivo: Fazer levantamento de campo e instalação de experimentos agrícolas de espécies com potencial para a indústria de cosméticos e perfumaria no município

2.       Características químicas, físicas e biológicas dos solos em diferentes estágios de restauração florestal em áreas de mineração de bauxita no munícipio de Juruti, Pará, Baixo Amazonas (recurso externo universal CNPq)

Objetivo: Caracterizar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e os indicadores vegetativos de solos degradados pela mineração de bauxita em diferentes estágios de recuperação, e verificar se a restauração florestal está sendo eficiente.

Projetos de Extensão

1.       Técnicas de engenharia rural na agricultura familiar do município de Juruti, Pará

Objetivo: Capacitar a agricultura familiar de Juruti com técnicas de engenharia rural para aumentar a qualidade do que será produzido e consumido pela própria família produtora, bem como aumentar sua renda pelo excedente comercializado.

2.       Implantação e manejo agroecológico de hortas em escola e entidade filantrópica no município de Juruti, Pará

Objetivo: Implantar o cultivo de hortaliças, com foco agroecológico, nas escolas e entidades filantrópicas no município de Juruti, Pa.

CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS

Projetos de Pesquisa

1.       Potencial mineral do município de Juruti para o setor de agregados da construção civil

Objetivo: Identificar o potencial do município para produção de areia e argila (aspectos geológicos), bem como compreender os processos mineiros das minas que já estão em operação.

2.       Usina Sustentável para Juruti - Produção de energia elétrica e APLs – Arranjos Produtivos Locais a partir do lixo

Objetivo: Fazer levantamento do atual panorama dos resíduos sólidos urbanos e hospitalares no município de Juruti, bem como propor alternativa para o destino do lixo, seu uso de forma mais sustentável, agregando valor econômico, social e principalmente ambiental.

Projetos de Extensão

1.       Mineração: conhecendo a realidade que nos cerca

Objetivo: Levar aos alunos do 3º ano da rede pública informações sobre o setor da mineração em Juruti, a sustentabilidade do setor e o curso de Engenharia de Minas.

2.       Curso Preparatório para o Enem

Objetivo: Oportunizar o amplo acesso da população a processos educativos de preparação para a prova do Enem, reforçando o papel de responsabilidade social da Ufopa – Campus Juruti, como promotora da ampliação do acesso ao nível superior.

Atualmente, o Campus Juruti possui 22 servidores, sendo nove técnicos administrativos, nove docentes do curso de Engenharia de Minas e quatro docentes do curso de Agronomia.

Mais informações na página do Campus Juruti.

27/11/2019