Ultima atualização em 3 de Novembro de 2021 às 11:28

Ufopa oferta curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional em Alenquer pelo Forma Pará

Estão abertas inscrições do Processo Seletivo Especial 2021, mediante convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará, no qual a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) oferta 40 vagas para o Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no município de Alenquer.

As inscrições vão até o dia 16 de novembro de 2021, exclusivamente pela Internet, no site da Fadesp. Das vagas ofertadas, 50% serão reservadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada. A taxa de inscrição equivale a 80 reais.

O processo seletivo terá três fases. A primeira, eliminatória, consiste no preenchimento do formulário de inscrições, pagamento do boleto bancário ou solicitação de isenção da taxa de inscrição para pessoa com deficiência (PcD) ou hipossuficiência financeira; a segunda, eliminatória e classificatória, será prova de conhecimentos, composta de questões objetivas e redação; e a terceira fase, também eliminatória, habilitação e matrícula com análise de documentos comprobatórios.

Isenção de taxa

A Ufopa assegura a isenção total do pagamento da taxa de inscrição neste Prosel ao candidato que, comprovadamente, tenha cursado todo o ensino médio em escola pública e seja cadastrado no CadÚnico, na forma do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, passando, automaticamente, a concorrer às vagas da cota escolar e devendo comprovar essa condição por ocasião da habilitação ao vínculo institucional. A Fadesp fará consulta ao CadÚnico do Governo Federal para efeito de concessão de isenção de taxa de inscrições.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas com deficiência (PcD) ou por hipossuficiência financeira, será do dia 30 de outubro até 5 novembro de 2021.

Atendimento especial

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar a sua opção no formulário eletrônico de inscrição e anexar documentação comprobatória, indicando os recursos especiais necessários e laudo médico, original ou em cópia simples, que justifique o atendimento especial solicitado.

Prova

A prova objetiva e discursiva será aplicada no dia 5 de dezembro de 2021, conforme o cronograma do Prosel. A coordenação solicita que os candidatos leiam com atenção o edital:

Acompanhamento do processo no site da Fadesp: https://portalfadesp.org.br/?page_id=20742.

A oferta deste curso de graduação faz parte do programa Forma Pará, uma iniciativa da Sectet em parceria com universidades públicas e prefeituras, cujo objetivo é a expansão da oferta de vagas em cursos de ensino superior em municípios onde a oferta pública de ensino superior público não é garantida ou onde não exista a oferta de determinado curso.

Este será o terceiro curso ofertado pela Ufopa pelo programa Forma Pará, que já possui turmas nos municípios de Novo Progresso e Rurópolis, com a oferta dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia, respectivamente.

03/11/2021

Inscrições até 16 de novembro de 2021