Ultima atualização em 22 de Agosto de 2019 às 18:26

Ufopa passa a integrar rede global sobre recursos hídricos

A partir deste mês de agosto de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre as instituições parceiras da Global Water Partnership - GWP (Parceria Global para a Água). O pedido de inclusão foi feito pela Universidade e deliberado favoravelmente pela GWP.

Essa rede de parceiros internacionais tem como objetivo melhorar a gestão dos recursos hídricos através da construção de conhecimento sobre o tema e capacitação de atores nos níveis global, regional e local. São mais de 3000 organizações parceiras distribuídas em 183 países. Entre elas estão: Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP), Organização Mundial da Saúde (WHO), União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e a Rede Internacional de Organizações de Bacias (INBO).

No Brasil, a parceria inclui a Agência Nacional de Águas, o Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Água e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Entre as ações promovidas no âmbito da rede, estão programas de capacitação, financiamento e elaboração de planos de gestão integrada de recursos hídricos em diversos países, sempre com foco em estratégias de governança e formulação de políticas públicas.

O representante institucional da Ufopa na rede é o professor João Paulo Soares de Cortes, do curso de Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). Como ação inicial, vai começar um levantamento de projetos e ações que a comunidade acadêmica esteja desenvolvendo sobre a temática da água para que possam ser avaliadas as possibilidades de cooperação via rede. Segundo professor João Paulo, isso pode contribuir com a visibilidade dos projetos e também facilitar o acesso a recursos e parcerias interinstitucionais.

“Neste primeiro momento, estamos interessados em mapear as ações que já estejam sendo realizadas em nível institucional para que possamos tecer um panorama dos temas desenvolvidos, podendo assim estabelecer uma agenda de ação em médio prazo em acordo com os propósitos da rede”, destacou o professor.

As informações sobre as ações, dúvidas e propostas podem ser encaminhadas ao e-mail decortesjps@gmail.com.

Visite aqui o sítio da Global Water Partnership - GWP.

8/8/2019