Ultima atualização em 31 de Maio de 2019 às 13:33

OAB entrega Diploma e Medalha de Mérito Advocatício à Ufopa

Homenagem é em reconhecimento à qualidade do ensino e formação jurídica na região

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu na tarde desta quarta-feira, 29, o Diploma e Medalha do Mérito Advocatício. A honraria é a maior outorga destinada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Pará e Subseção de Santarém, a uma instituição e fez parte das atividades que marcam os 40 anos da OAB no Brasil. A homenagem é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Ufopa à Ordem e à sociedade santarena, pelo ensino e formação jurídica de qualidade.

Para receber a homenagem, esteve presente na sessão ordinária do Conselho da Ordem o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. Além dele, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Solange Ximenes, e a coordenadora do curso de Direito da Universidade, Profa. Ana Maria Sarmento, também prestigiaram a entrega da honraria.

O presidente da subseção da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes, disse que se sentiu honrado em prestar a homenagem a uma instituição com tão pouco tempo de existência e que oferece um ensino tão excelente e de qualidade. “A Ufopa tem toda uma história que vem desde a UFPA e que passou para a atual Universidade. É uma honra, não só poder entregar essa pequena homenagem, mas também por poder dizer e reconhecer, na condição de professor, o quanto o curso oferece qualidade. E saber que a OAB reconhece o ensino jurídico da Ufopa, tanto que em dois anos ela recebe o selo OAB Recomenda. Temos milhares de cursos no Brasil, mas neste ano, a Ordem reconheceu 161 cursos apenas. Não que outros sejam péssimos, mas os recomendados são por manterem o nível de aprovação no exame de ordem e outros requisitos formais que concedem esse reconhecimento à Universidade”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f3c583a3f5840ff0e989523b71ca2054.jpg

O reitor, Hugo Alex Diniz, disse que tem acompanhado a evolução do curso de Direito na Ufopa, implantado em Santarém em 1994, pela UFPA, e que ele e sua equipe irão continuar se empenhando para que, não apenas o curso de Direito, mas todos os outros cursos oferecidos pela instituição continuem evoluindo. Ele também agradeceu a honraria destinada à Ufopa e lembrou que estava ali representando todos os outros gestores que passaram pela Ufopa na condição de diretores, quando Santarém era um campus, ou de reitores. “É um mérito deles, também, que contribuíram para que hoje o curso ofereça essa qualidade. Quero ainda agradecer o empenho da atual pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes, e da coordenadora do curso de Direito, Ana Maria, além do diretor do ICS, Jarsen Guimarães, que têm se empenhado a cada dia para o bom andamento do curso”.

Diniz lembrou ainda das contribuições que a OAB faz à Ufopa, que – geralmente em tema relevante – se faz presente. “Nas eleições para reitor, chamamos a OAB para trazer a credibilidade. Reconheço a importância dos profissionais formados na área do Direito para as nossas ações do dia a dia, e dizer o quanto é necessária a tomada de decisões amparada por profissionais formados nessa área”.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

30/5/2019