Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2023 às 17:19

Ufopa recebe visita do deputado federal Henderson Pinto

Encontro visa a fortalecer parceria com a bancada paraense no Congresso Nacional.

A Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu na última sexta-feira, 24 de fevereiro, em Santarém (PA), a visita do deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA). O objetivo do encontro foi o de apresentar o projeto de expansão da Universidade na região, além de outras demandas de investimento em ações prioritárias de ensino, pesquisa e extensão, como a construção do Ginásio Poliesportivo, a manutenção do projeto Maniva Tapajós e a ampliação dos atendimentos do navio-hospital-escola Abaré, entre outras.

O encontro contou com a participação de representantes de pró-reitorias e de unidades acadêmicas da Ufopa. “Importante reunião que tivemos com o deputado Henderson Pinto. Nossa primeira reunião de trabalho operacional com a nossa equipe de gestão. Apresentamos nosso projeto de expansão da Universidade, que está em plena fase de elaboração através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e também as nossas demandas pontuais de investimento em pesquisas, em especial do projeto Maniva Tapajós e do Abaré”, explica a reitora Aldenize Xavier.

A proposta de expansão da Ufopa para o período de 2024 a 2031 prevê a criação de dois novos campi regionais, um em Rurópolis e outro em Novo Progresso; e de 12 novos polos da Universidade nos municípios de Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Jacareacanga, Medicilândia, Placas, Prainha, Terra Santa, Trairão e Uruará. Prevê ainda a ampliação na oferta de novos cursos de graduação presenciais, como os cursos de Medicina e de Turismo em Santarém; e de Ensino à Distância (EaD) na sede, polos e campi regionais.

“A proposta de expansão de oferta de cursos de graduação presenciais e à distância articula-se com o programa de atuação indissociada ao ensino, pesquisa e extensão e integrado à educação básica”, explica Aldenize Xavier. “A Universidade precisa de parcerias, principalmente com a bancada paraense no Congresso Nacional, porque é através da parceria que a gente consegue avançar dentro de um cenário orçamentário muito crítico pelo qual passamos nos últimos anos”.

“Penso que o plano de expansão da universidade é um plano factível, possível de se concretizar”, afirma o deputado federal Henderson Pinto. “Vim exatamente fazer o oferecimento de parceria, a partir do nosso mandato, para que a gente possa estar ajudando a Universidade com recursos financeiros, como também na articulação para a aprovação desse plano”, afirma. “Saio daqui com o compromisso de um valor que cabe a mim indicar junto à nossa bancada a ser destinado à Ufopa, como também no processo de articulação para ganhar o máximo de adeptos possível, dentro de nossa bancada, de pessoas em favor da expansão da Ufopa”.

Reunião da Ufopa com o deputado Henderson Pinto. Foto: Arthur Maia.

Abaré – Durante a visita, Henderson Pinto também conheceu as instalações do navio-hospital-escola Abaré, que atende a 75 comunidades ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro. Pertencente à Ufopa, o navio intermunicipal atua como unidade básica de saúde, fornecendo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de exames laboratoriais, clínicos e de ultrassonografia, em parceria com as prefeituras municipais.

“Para 2023 estamos com seis viagens programadas, contemplando os três municípios, e mais uma expedição odontológica em Santarém”, afirma o coordenador do Abaré, José Dirceu Costa. “A primeira sai agora, dia 28 de fevereiro, e vai até 19 de março, somando 20 dias de expedição”.

Fotos: Arthur Maia

28/02/2023

Visita ao navio-hospital-escola Abaré. Foto: Arthur Maia.