Ultima atualização em 30 de Julho de 2019 às 08:38

Ufopa reduz custo de aluguéis com desocupação do prédio Anexo da Unidade Amazônia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) segue com o cronograma de desocupação dos imóveis alugados. Até o final do mês de agosto, o prédio Anexo da Unidade Amazônia, em Santarém, será totalmente desocupado e entregue à empresa. O aluguel do Anexo consome R$ 84 mil por mês do orçamento de custeio, representando uma economia de mais de R$ 1 milhão por ano.

“Tal valor equivale a aproximadamente um terço do valor gasto com energia elétrica e poderá ser investido em melhorias nas edificações da Ufopa, contribuindo de forma positiva nas avaliações institucionais”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vítor Marques Viana.

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), que funcionava no local, foi transferido para o Bloco Modular do Tapajós (BMT), ainda no primeiro semestre deste ano. Na última semana, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) foi o último setor a deixar o prédio, voltando a funcionar no térreo do prédio principal da Unidade Amazônia. Futuramente, a Proges será transferida, de forma definitiva, para o segundo módulo do BMT, cujas obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2021.

Para a entrega formal do Anexo, ainda é necessária a desinstalação de equipamentos, que deve ser concluída até o dia 30 de agosto. A partir de setembro, a Ufopa segue apenas com o custo do aluguel do prédio principal, que passará de R$ 415 mil para R$ 330 mil por mês.

Saída do prédio principal – Outras unidades também estão sendo transferidas para a Unidade Tapajós. A Biblioteca da Unidade Amazônia inicia hoje, 29, a mudança para o Bloco de Salas Especiais. O acervo será incorporado ao da Biblioteca do Tapajós, que está sendo reformada e ampliada. Na próxima semana, o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) começa a mudança para o BMT.

Segundo a Sinfra, a meta é que o quinto andar do prédio principal seja desocupado até dezembro de 2019.

29/7/2019