Ultima atualização em 1 de Outubro de 2019 às 18:00

Ufopa sedia IV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus de Santarém, é sede do IV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM), que teve início nesta terça, 1º, e segue até o sábado, dia 5 de outubro. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SCBCTEM) em conjunto com a Ufopa e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Na programação, além de conferências temáticas, estão ocorrendo apresentações orais de trabalhos, minicursos e visitas técnicas à Floresta Nacional (Flona) do Tapajós e à indústria madeireira.

Abertura – As conferências de abertura aconteceram na terça, 1º, no auditório da Unidade Tapajós, às 14h, e foram ministradas pelos professores da Ufopa Celson Lima e Kariane Nunes, que falaram sobre “Inoversidade" e "Biocosméticos Amazônicos”, respectivamente.  O Prof. Jalel Labidi, da Universidade do País Basco (Espanha), fez conferência sobre “A utilização de biomassa lignocelulósica para a produção de tintas, vernizes, colas e polímeros”.

Minicursos – "Cubagem de toras e operação de serraria", "Princípios de secagem industrial para madeiras tropicais", "O uso de madeira para fins energéticos" e "Ciência forense aplicada às ciências florestais" são alguns dos minicursos previstos.

Entre os minicursos que estão sendo ofertados no IV CBTCEM está o de “Biocosméticos baseados em resíduos madeireiros”, ministrado pela responsável técnica do Laboratório de Farmacotécnica da Ufopa, Cássia Valéria Pinheiro. Ela já está testando a produção de sabonetes artesanais, cuja técnica será mostrada durante o minicurso. “Além de serem feitos com manteigas e óleos amazônicos, conseguimos transformar serragem em pó de jatobá, material de pigmento para estes sabonetes. Estamos trabalhando para agregar valor à biodiversidade da Amazônia, com intuito de criar novos pigmentos para biocosméticos, por exemplo”, afirmou Cássia.

A Profa. Dra. Kariane Nunes (Isco), coordenadora do Laboratório de Farmacotécnica, ressalta a parceria com o Prof. Dr. Vitor Moutinho, um dos coordenadores locais do evento: "Esse projeto tem uma identidade muito especial, uma vez que, através de um plano de trabalho de iniciação científica com resíduos madeireiros, surgiu um projeto maior com uma nova rota tecnológica para obtenção de pigmentos a partir dos resíduos madeireiros, os quais podem ser aplicados em diversos tipos de biocosméticos. Os sabonetes vegetais serão uma das iguarias que serão distribuídas no evento, uma forma de divulgar a inovação tecnológica na produção de biocosméticos na Ufopa".

As inscrições foram feitas exclusivamente por meio da Internet e estão esgotadas. A programação encerra-se no sábado, dia 5 de outubro, com visitas técnicas à Floresta Nacional do Tapajós (Flona) e à unidade de beneficiamento de madeira, com sede na cidade de Santarém.

Mais informações no site do IV CBCTEM: https://www.cbctem.com.br/programacao/.

Comunicação Ufopa

20/9/2019, com atualização em 1/10/2019

Cássia Valéria mostra sabonetes feitos no Laboratório de Farmacotécnica da Ufopa. Foto: Lenne Santos (19/9/2019).