Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2023 às 18:14
Uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o projeto de extensão Peludinhos da Ufopa resultou na instalação de 13 placas de sinalização que indicam a presença de animais de vida livre na Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Feitas de material reciclável, as placas foram confeccionadas com o objetivo de alertar motoristas e evitar acidentes, principalmente com cães e gatos que vivem na área da Ufopa.
Produzidas com o apoio da Sinfra, as placas foram patrocinadas por servidores que apoiam as ações do Peludinhos da Ufopa. “Foram dez padrinhos que ajudaram a pagar esse serviço e a Coordenação de Infraestrutura doou mais três placas”, explica o coordenador de Infraestrutura da Sinfra, Edilmar de Sant'Ana Quaresma. “Trata-se de uma ação feita a várias mãos: os servidores que apadrinharam cada placa, as equipes da Coordenação de Gestão Ambiental e da Coordenação de Infraestrutura, junto com o projeto Peludinhos da Ufopa”.
Feitas de material reciclável, as placas de madeira contém imagens de felinos desenhadas pelo colaborador da Sinfra Alfredo Santos, que é formado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA). “O Alfredo Santos fez esse trabalho de pintura e as frases foram escolhidas pela Coordenação de Infraestrutura para compor cada placa. A Sinfra também doou todo o material reciclável e as tintas. Pedimos para o pessoal do projeto Peludinhos escolher os melhores locais para sinalização e a equipe da Coordenação de Gestão Ambiental fez a instalação das placas”, explica Edilmar Quaresma.
“Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos por trás de mais uma sinalização instalada na Unidade Tapajós da Ufopa para assegurar a segurança dos nossos peludinhos. Agradecimento direto à Sinfra e a seu quadro de servidores pela disponibilidade em apoiar o nosso projeto, e aos demais servidores da Universidade que ajudaram patrocinando para que essa ação incrível fosse possível”, afirma a coordenadora do projeto Peludinhos da Ufopa, Cintya de Azambuja Martins, docente do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).
“Reforçando sempre que o cuidado com os nossos gatinhos é um dever para todos. Não unicamente do projeto e seus membros, mas também da comunidade acadêmica da Ufopa. E é sempre muito gratificante para nós, quando observamos esse interesse da comunidade em ajudar os nossos felinos”, ressalta a professora Cintya Martins.
O projeto de extensão Peludinhos da Ufopa tem o objetivo de cuidar, tratar e alimentar animais, como cães e gatos, que habitam a Unidade Tapajós da Ufopa, por meio do voluntariado. O projeto incentiva ainda a adoção responsável de animais e combate o abandono e maus-tratos por meio da sensibilização da comunidade acadêmica e da população em geral.
“Não fazemos resgate de animais abandonados e nem recebemos animais de fora. O Peludinhos da Ufopa não é uma ONG, mas um projeto de extensão que cuida dos animais que já estão na Ufopa. Muitos são abandonados aqui, mas isso é crime e sempre procuramos denunciar”, explica Cintya Martins. “Não compactuamos com abandono de animais na Ufopa, pelo contrário. Eles estão aqui por um tempo, porque a gente acredita que aqui não é o lugar ideal para eles. A gente cuida, castra e nos mobilizamos para conseguir tutores adotantes”.
Mais informações sobre o Peludinhos da Ufopa por meio do telefone (93) 99199-3032 (WhatsApp) ou na página do projeto no Instagram.
Comunicação/Ufopa
27/12/2022