Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Setembro de 2018 às 11:32

Começa hoje VII Seminário Lelit de literatura infantil e escola


Nesta terça-fera, 4, começa o VII Seminário Lelit de literatura infantil e escola, que prossegue até quinta-feira, 6,  em diversos espaços e com atividades variadas. Os destaques deste ano estão para as presenças da escritora Ana Maria Machado e da escritora e ilustradora Marilda Castanha.

De acordo com a programação, hoje à tarde, 15h, terá defesa de uma dissertação de mestrado no auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon, e às 18h30 será realizada a abertura do evento na Casa da Cultura, onde também terá a conferência Literatura e Descobertas com a escritora Ana Maria Machado.

O evento é promovido pelo Lelit, Grupo de Pesquisa, Estudos e Intervenção em Literatura, Escrita e Literatura Escolar da Ufopa, que desenvolve atividades de formação de leitores desde 2011.

Além de palestras, o VII Seminário Lelit de literatura infantil e escola contará com defesas de dissertação de mestrado e oficinas (como a de desenhos, que será ministrada pela ilustradora Marilda Castanha). Outro destaque do evento será o VI Sarau Literário Bartolomeu de Campos Queirós, a ser realizado no Teatro Vitória. Confira aqui a programação completa.

Sobre as convidadas

Autora de obras famosas, como Menina Bonita do Laço de Fita e História Meio ao Contrário, Ana Maria Machado é formada em Letras pela Universidade do Brasil. Ela é ganhadora do Prêmio Jabuti de 1978, do Hans Christian Andersen de 2000, do Prêmio Machado de Assis de 2001, do Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura de 2013.

Marilda Castanha é formada em Belas-Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como ilustradora ela tem no currículo o Prêmio Jabuti, o FNLIJ, o Prix Graphique Octogone e o Prêmio Noma. Pula, Boi e Rei da Fome são algumas das principais obras da ilustradora.

Sobre o Sarau literário

O VI Sarau Literário Bartolomeu Campos de Queirós será realizado no dia 6 de setembro, às 18h30, no Teatro Vitória. Serão oito apresentações poéticas nas categorias: declamação, leitura/performance e leitura coletiva (máximo de três leitores).

As apresentações serão escolhidas a partir dos seguintes critérios:

1. Apresentar referência bibliográfica do texto;

2. Pertencer ao gênero poesia;

3. Duração máxima de 4 minutos.

Serão aceitos textos de produção autoral inédita desde que atendam os critérios 2 e 3. A seleção e composição da ordem de apresentação será definida pela equipe curatorial do VI Sarau Bartolomeu Campos de Queirós.

As propostas devem ser encaminhadas à sala do Lelit em formato de vídeo e texto, informando nome completo do/s proponente/s, instituição/escola, telefone e e-mail de contato até o dia 31 de agosto. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 2 de setembro no mural de avisos do Lelit.

Os selecionados serão contatados por telefone e e-mail, até o dia 4 de setembro. As dúvidas e informações não contempladas nesta chamada poderão ser direcionadas à equipe de organização do VI Sarau Bartolomeu Campos de Queirós junto ao e-mail franciscoverapaz@gmail.com.

Comunicação/Ufopa

23/8/2018, atualizado em 4/9/2018

Notícia em destaque