Ultima atualização em 28 de Abril de 2020 às 13:53

Ufopa doa equipamentos para hospital de campanha, recebe matéria-prima e testa protótipos

Uma caixa acrílica, 30 óculos de proteção e mais 30 máscaras faciais produzidos por profissionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceira com instituições da sociedade civil, foram doados aos profissionais que estão atuando no Hospital de Campanha de Santarém, montado pelo Governo do Estado do Pará com 120 leitos para atender aos pacientes com Covid-19 da região e entregue à população no último dia 22 de abril.

O reitor da Ufopa, acompanhado de pesquisadores, compareceu à inauguração do Hospital de Campanha e, na ocasião, fez a doação dos equipamentos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/c12dc59a5b2f51cb9607433174450c63.jpg
Pesquisadores da Ufopa e reitor Hugo Diniz durante
inauguração do Hospital de Campanha, 22/4/2020. Foto: Divulgação.

Entre os equipamentos doados está uma cabine acrílica, que poderá ser utilizada durante os procedimentos de intubação, garantindo assim maior segurança aos profissionais de saúde.

O secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, ressaltou a parceria da Ufopa com o governo estadual: “Essa cabine veio em boa hora, é muito importante essa parceria, por isso quero aqui parabenizar a direção da universidade, o corpo técnico, todos os envolvidos neste projeto”. Ele citou também a parceria com o Restaurante Universitário (RU) da Ufopa, que está doando alimento para o abrigo que acolhe moradores de rua.

No total, já foram produzidas 5 caixas acrílicas (cabines) que estão em uso no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), no Hospital da Unimed e na UPA 24horas. Outras duas estão sendo desenvolvidas a pedido de profissionais da saúde, com outras funcionalidades, e logo chegarão aos hospitais, informou o Prof. Dr. Roberto Branco Filho (IEG).

Roberto Branco Filho é engenheiro mecatrônico e é um dos que estão à frente deste trabalho. Ele informa que novos produtos estão sendo testados pela equipe: “Estamos em elaboração e testes de protótipos sugeridos pelos médicos, alguns dos quais ainda não foram terminados”. Esses equipamentos também serão doados aos profissionais que estão à frente do combate à Covid-19.

Entre esses produtos ele cita respiradores de baixo custo e cabines para a desinfecção dos profissionais de saúde: “a exemplo do que vem sendo feito em outros estados para auxiliar na hora da retirada dos EPIs, já estamos com o projeto em cima da mesa, aguardando para executar”. Ainda segundo Roberto Branco Filho, todos esses produtos estão sendo pensados em parceria com técnicos, professores da Ufopa e médicos que testam, fazem ajustes e aprovam. “Tudo isso é feito antes de iniciar a produção”, concluiu.

Matéria-prima – Durante a entrega de equipamentos para o Hospital de Campanha, a Ufopa recebeu da Unimed Oeste do Pará “19 quilogramas de plástico PLA para alimentar as impressoras 3D”, informou Branco Filho.

A Associação Comercial de Santarém (Aces) “doou insumos e duas impressoras 3D”; e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) “colocou uma impressora 3D à disposição, voluntários para corte de acetato, e doou ainda 350 folhas do produto”. O acetato é utilizado para a produção de óculos e máscaras de proteção facial.

Parcerias institucionais – Para a produção desses equipamentos a Ufopa conta com diversas parcerias institucionais, de dentro e de fora da universidade. No âmbito da Ufopa, estão institutos como por exemplo: Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e também o Centro de Tecnologia da Informação (CTIC).

Fazem parte da equipe de parceiros o Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), a Associação Comercial de Santarém (Aces) e o Projeto Saúde e Alegria (PSA). “O IFPA fez o site, uma impressora e PLA, além de pôr alunos e professores voluntários à disposição”, completou Branco Filho. As doações são oriundas de ex-alunos e professores e também de cidadãos em geral por meio de uma vaquinha (coleta) virtual.

“Continuamos produzindo. À medida que fizermos mais, entregaremos mais. O próximo lote deve ser para as cidades onde há campi da Ufopa. Já será a segunda entrega para estas cidades”, concluiu.

Hospital de Campanha de Santarém – Inaugurado no dia 22 de abril, no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, o Hospital de Campanha de Santarém foi montado pelo Governo do Estado do Pará para atender exclusivamente a casos de Covid-19 em Santarém e regiões Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu. Para tanto, o governo disponibiliza também transporte aeromédico, com equipe completa, para remoção, caso seja necessário.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

28/4/2020

Equipamentos de proteção facial entregues durante inauguração do Hospital de Campanha, 22/4/2020. Foto: Divulgação.