Ultima atualização em 24 de Janeiro de 2020 às 16:20

II Semana de Inovação Tecnológica

Teve início na segunda-feira, 21, a II Semana de Inovação Tecnológica, com o tema “A Propriedade Intelectual e a Transferência Tecnológica”. O objetivo é informar instituições, inventores, empresários, professores e estudantes sobre como proteger e explorar suas criações. A programação está ocorrendo na Unidade Tapajós da Ufopa/Campus Santarém e segue até quinta-feira, 24.

Segundo o professor Roberto Branco, um dos organizadores do evento, a temática da semana é importante tanto para a comunidade interna da Universidade quanto para a sociedade em geral: “Quando sabemos lidar com essas informações, propriedade intelectual, podemos fazer com que a ciência possa se transformar em tecnologia e assim estar disponível para a população resolver seus problemas com conhecimento gerado nas universidades”.

O palestrante do minicurso redação de patentes, Henry Suzuki, ressaltou que “compartilhar conhecimento sobre propriedade intelectual e sobre o uso de informações contidas em patentes poderá ajudar na mudança da cara do nosso país”.

As atividades envolvem minicurso sobre “Como valorar sua propriedade intelectual para a negociação na hora de licenciar”, ministrado pelo Prof. Antônio Pinheiro. Ainda haverá a participação do diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Jefferson Gomes, que irá falar sobre “Indústria 4.0: Fundamentos e Futuro”.

O evento é uma iniciativa da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), em parceria com vários atores do ecossistema de inovação local, regional e nacional, como a organização do XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física & II Encontro de Engenharia Física do Oeste do Pará, a Biotec-Amazônia e a Axonal Consultoria.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/76a8bdbf0d425c4ae4ecc8eaee8dba69.jpg

Minicurso "Redação de patentes", com Henry Suzuki. Foto: Ayla Tapajós (estagiária de jornalismo).

Fonte Comunicação/Ufopa

22/10/2019