Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 14 de Setembro de 2022 às 14:20

Jogos da Integração fizeram parte da Acolhida aos estudantes 2022 e movimentaram o Campus Alenquer

Na noite do dia 08 de setembro, o Ginásio Poliesportivo Municipal Octávio Proença, no bairro do Planalto, foi o palco da primeira edição dos Jogos da Integração da Ufopa Campus Alenquer. Este evento fez parte das atividades de acolhimento aos novos estudantes.

Na abertura tivemos as falas da Diretora, Professora Jorgiene Oliveira e dos Professores Francisco Igo e Marco Aurélio, saudando e dando as boas vindas todos os presentes. Após, houve uma apresentação teatral com o Tema "Assim caminha a Universidade" encenadas por acadêmicas do curso de Administração e idealizado pela bibliotecária Nara Santos, esta apresentação contou com a interação da platéia e animou bastante os presentes com uma mensagem informativa e acolhedora sobre como funciona a Universidade Pública e como ela busca ser um espaço para tod@s, onde podem ser realizadas inúmeras atividades, sempre primando pelo respeito às diferenças e integração entre a Universidade e todos ao seu redor.

Em seguida foi a vez de um apresentação cultural apresentada pelo grupo junino Pérola Negra. O grupo apresentou danças típicas com um enredo falando sobre itens da cultura regional da Amazônia.

Logo após a apresentação, iniciou a parte esportiva em que foram realizadas 2 partidas de futsal entre os times femininos e masculinos, com os veteranos do curso de Administração e os calouros de Administração, Gestão Pública e Direito. Em seguida, aconteceu uma emocionante partida de handebol feminino entre o Time Ufopa Alenquer e a  Seleção Alenquerense. Os mais de 200 espectadores fizeram uma torcida bastante efusiva e empolgada, os presentes puderam assistir três grandes exibições em que todos se empenharam muito pela vitória, valorizando, desta forma, o esporte universitário em Alenquer.

/media/file/site/alenquer/imagens/2022/99d18baefc4c55d749af073b95d0b82c.jpg
Torcida no ginário Poliesportivo prestigiando os Jogos da Integração

O primeiro jogo de futsal entre Veteranas x Calouras colocou de um lado as turmas de Administração 2017, 2018, 2019 e 2020 e do outro Administração 2021, 2022, GPDR e Direito. As calouras utilizaram o uniforme azul, o mesmo usado na Superliga 2022, já as veteranas optaram pelo o uniforme laranja, usado nos JIUfopa de 2019 (último antes da pandemia).

Times de Futsal de Veteranas e Calouras

A partida começou bastante equilibrada, mas aos 3 minutos, as calouras saíram na frente do placar com um gol de Lucélia, depois ampliaram com um gol de Jackeline Silva. As veteranas reagiram com um gol de Jackeline Pereira, mas no final as calouras voltaram a marcar com a jogadora Márcia e fecharam o placar em 3 x 1.

No segundo jogo foi a vez dos Calouros enfrentarem os Veteranos. Os calouros saíram na frente com o gol de falta de Rodrigo Valente, depois ampliaram com José Roger. Os veteramos diminuíram com Carlito, depois, mais um gol de José Roger pros Calouros e no final mais um dos veteranos com Cairo, fechando o placar em 3x2 pros calouros.

O último jogo da noite foi o desafio entre o recém formado time de Handebol feminino da Ufopa Alenquer x Seleção Alenquerense. As meninas da Ufopa, apesar do pouco entrosamento, deram muito trabalho pra equipe da Seleção Alenquerense que já vem treinando há alguns meses e recentemente conquistou a medalha de bronze na etapa regional dos Jogos Abertos do Pará. Os destaques da partida por parte do Time Ufopa foram a excelente goleira Jackeline que realizou excelentes defesas, defendendo inclusive um tiro de 7 metros da capitã adversária, a armadora Aline as semi-alas Lucélia e Kilce. Pelo time da seleção alenquerense, destaques para a grande goleira Dione, Iana Sales e Gilmara. O jogo teve emoção e rivalidade do início ao fim, com o placar do segundo tempo sempre apertado. No final, 13x12 para a Seleção de Alenquer, em um jogo que mostrou que podemos ter grandes partidas no futuro entre esse dois times.

/media/file/site/alenquer/imagens/2022/4cdb3e46bc1f6698a30da12a4b53827f.jpg
Time de Handebol da Ufopa Alenquer

Após o evento, foram indicados os candidatos a destaque de cada equipe e foi realizada uma votação online, onde todos os alunos presentes no evento puderam escolher quem receberia medalhas no evento do dia 09 no auditório do campus.

Os destaques das equipes foram:

• Time Veteranas Futsal: Odinéia Garcia (43%)
  • Time Calouras Futsal : Jackeline Silva (42%)
  • Time Veteranos Futsal: Wellington Sousa (28%)
  • Time Calouros Futsal : Rodrigo Valente (39%)
  • Time Ufopa Handebol : Aline Viana (23%)
Vencedores dos prêmios de Destaque das partidas

Estes jogos serviram bem ao seu propósito de integrar a comunidade acadêmica do campus, agora os grupos de alunos de cada modalidade irão se organizar para representar o campus no JIUFOPA 2022 em novembro em Santarém.

Times de Calouras e Veteranas