Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 15:30

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 20/2020 | 7 a 13 de julho de 2020

Ufopa terá período letivo especial para concluintes e outorga de grau por meio virtual durante pandemia

Em reunião realizada dia 2 de julho, Consepe e Consad aprovaram a oferta do Período Letivo Especial (PLE) para estudantes concluintes dos cursos de graduação durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19). O PLE será realizado de maneira remota, com duração determinada e limitada. Os discentes concluintes também poderão realizar a outorga de grau por ato administrativo, na modalidade virtual, durante este período.

III Mostra de Audiovisual exibirá filmes regionais em plataforma on-line

A terceira edição da Mostra Audiovisual da Ufopa será de 13 a 20 de julho pelo canal do Estúdio Encontro das Águas no YouTube. Serão exibidas oito produções regionais, que narram o patrimônio cultural do Oeste do Pará sob as perspectivas musical, territorial, identitária e da saúde. Os filmes poderão ser assistidos até o dia 20 de julho. Nos dias 14, 18 e 20 de julho haverá lives para debater o cenário audiovisual na região.

Ufopa abre inscrição para doutorado em Ciências Ambientais

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) abriu processo seletivo para admissão do corpo discente do ano 2020. O edital foi aberto excepcionalmente para candidatos que estejam aptos a receber bolsa de doutorado do CNPq, devido à aprovação do projeto “Fortalecimento da pesquisa em sociedade, natureza e desenvolvimento na Amazônia”. São ofertadas 9 vagas, sendo sete de ampla concorrência e duas reservadas para candidatos que se declarem negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. As inscrições vão até 26 de julho.

Cantor itaitubense Jow Pierre é a próxima atração do projeto Cultura em Rede

Na sexta-feira, 10 de julho, o projeto Cultura em Rede recebe o cantor Jow Pierre no FestWebArts. A live musical começa às 19h e será transmitida pelo Facebook e YouTube da Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC). Do município de Itaituba, Jow Pierre lançou, em 2018, os singles "Êh Vida" e "A Cor do Sonho", em parceria com o Rata Crew.

Projeto da Ufopa cria guia para uso de podcasts no ensino de História

Em meio à necessidade de pensar novas formas de se comunicar, um projeto da Ufopa busca fomentar a aprendizagem por meio de tecnologias digitais e pela busca qualificada de informações na internet. O projeto “E-learning e formação docente em História” lança em julho o Guia de Tecnologias Digitais e Ensino de História – Podcasts de História para auxiliar estudantes a se apropriar dessas ferramentas. O guia apresenta uma relação de podcasts que podem ser usados como recurso didático no ensino de História.

Abaré retoma atendimento em comunidades de Belterra e Aveiro

O navio Abaré vai retomar os atendimentos básicos de saúde nas comunidades ribeirinhas de Belterra e Aveiro. A expedição terá início no dia 14 de julho. O navio percorrerá 44 comunidades da região do Tapajós, em Santarém. Depois seguirá para as comunidades ribeirinhas de Belterra e Aveiro, no período de 24 a 31 de julho. Além dos serviços de saúde, uma equipe de pesquisadores da Ufopa, incluindo alunos da Residência Multiprofissional em Saúde, fará coleta de material para proceder a testes de diagnóstico do novo coronavírus.

Engenheiros Sem Fronteiras Brasil realiza edição virtual de congresso nacional

De 14 a 21 de novembro, o Engenheiros Sem Fronteiras Brasil - maior organização de engenharia social do País – promove o VII Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras + II Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade. O evento será totalmente online e os ingressos custam a partir de R$30,00. O tema dessa edição é “A atuação da Engenharia e do Terceiro Setor frente a desastres”. O evento tem o intuito de trazer reflexões relativas ao uso da Engenharia como ferramenta de enfrentamento diante de situações de calamidade pública.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa