Ultima atualização em 29 de Julho de 2020 às 12:55

Informativo Eletrônico da Ufopa nº 21/2020 | 21 a 27 de julho de 2020

Núcleo de Pesquisa realiza programação em alusão ao Dia da Mulher Negra

De 20 a 26 de julho, o Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Religiosas do Oeste do Pará e Caribe (NPDAFRO) promove o evento on-line "Mulheres Negras: Rompendo o silêncio". O evento abordará questões como a luta por direitos, religiosidade e experiências da mulher negra na pes-quisa antropológica. Serão cinco lives com pesquisadores e ativistas transmiti-das pelo Instagram (@npdafro_ufopa).

Proen divulga procedimentos para solicitação de outorga de grau e emissão de diplomas

Discentes concluintes da Ufopa já podem solicitar outorga de grau por ato administrativo e emissão de diplomas, sem a realização de cerimônia, durante o período da pandemia de Covid-19. Para dar entrada no pedido, o discente deve ter cumprido todos os componentes curriculares obrigatórios e não ter pendências junto ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). É necessário encaminhar por e-mail à Unidade Acadêmica toda a docu-mentação digitalizada. A outorga de grau ocorrerá por ato administrativo, em rito virtual. Após a outorga, o Certificado de Conclusão de Curso ficará disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Ufopa consulta alunos e servidores sobre condições de atividades remotas

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) está coletando informações sobre as condições de saúde e de realização de ativi-dades remotas durante a pandemia de Covid-19. Estudantes devem preencher o questionário referente à sua categoria, informando questões relacionadas à moradia, acesso à internet, estado de saúde, estudo e trabalho. As contribui-ções devem ser enviadas até o dia 3 de agosto de 2020.

CTIC cria domínio de e-mail institucional para estudantes da Ufopa

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) disponibilizou o domínio @discente.ufopa.edu.br para que alunos da Ufopa tenham e-mails institucionais. Para solicitar o e-mail, o aluno deverá acessar o SIGAA, clicar no banner de solicitação de e-mail, concordar com o Termo de Uso e aguardar a liberação em um prazo de até 24h. O acesso ao sistema de e-mail é feito pela página mail.ufopa.edu.br, utilizando-se a credencial do SIGAA, no formato usuario@discente.ufopa.edu.br.

Proges consulta estudantes sobre experiências de enfrentamento da pandemia

O Núcleo de Psicologia (NUPSI), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), está consultando os alunos sobre suas experiências e estratégias pessoais de enfrentamento da pandemia. Os estudantes podem preencher o formulário on-line, fornecendo informações como sintomas físicos e psicológicos vivenciados durante o distanciamento social, sentimentos e expectativas em relação à Universidade, além de sugestões para o Núcleo. As contribuições devem ser enviadas até o dia 31 de julho.

Workshop on-line sobre criação de abelhas está com inscrições abertas

A Ufopa promove de 27 a 31 de julho o I Workshop “Abelhas, muito mais do que mel”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. O objetivo é fomentar a discussão sobre a criação e manejo racional das abelhas nativas sem ferrão em sistemas agroflorestais (SAFs). A programação traz uma série de palestras sobre a cadeia produtiva, a relação entre abelhas e flora, beneficiamento dos produtos, compostos bioativos, entre outros.

MEC quer ouvir docentes e alunos da Ufopa sobre substituições de aulas presenciais durante pandemia

O Ministério da Educação está realizando uma pesquisa com docentes e estudantes do ensino superior. O MEC pretende monitorar a substituição de aulas presenciais por aulas remotas durante a pandemia de Covid-19. A Ufopa está contemplada na pesquisa. De 15 a 31 de julho, estão disponíveis os links para que docentes e discentes de todas as instituições de ensino superior, das redes pública e privada, que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano em cursos presenciais, tenham acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa