Criado em 12 de Março de 2020 às 11:06

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 7/2020 | 25 de fevereiro a 2 de março de 2020

Indígena da região do Arapiuns defende dissertação de mestrado em educação
No dia 27 de fevereiro ocorreu a primeira defesa de mestrado de uma estudante indígena da pós-graduação da Ufopa. A aluna Luanna Cardoso Oliveira apresentou sua dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), intitulada “Leitura e formação: as possíveis contribuições da biblioteca no rio Arapiuns”, orientada pelo Prof. Dr. Zair Henrique Santos.

ARNI promove encontro sobre intercâmbio nos EUA e orienta os procedimentos para o visto
O evento está marcado para o dia 11 de março, a partir das 18h30, no Auditório da Unidade Tapajós e é aberto a toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia.

CPADC abre turmas para Clube de Ciências e Clube de Astronomia
O Clube de Astronomia terá a primeira turma em 2020 e realizará atividades quinzenais para despertar o interesse dos jovens pelos conhecimentos astronômicos. Já o Clube de Ciências promove a alfabetização científica, por meio da proposição de atividades investigativas em encontros semanais. Podem participar da seleção estudantes do ensino fundamental e médio. As inscrições estão abertas até 6 de março.

Proen realiza plenária para finalizar Regimento de Graduação
O III Fórum Interno de Graduação/Plenária Final sobre o Regimento de Graduação será realizado nos dias 11 e 12 de março, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, Campus Santarém. O objetivo é concluir a discussão sobre a Minuta do Regimento de Graduação 2020, para posterior envio ao Consepe. A minuta está disponível para a 2ª consulta pública, de 28 de fevereiro a 5 de março. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail regimentograduacao@ufopa.edu.br

Ufopa realiza seminário de pesquisa educacional em modelagem matemática em abril
O I Seminário de Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática na Amazônia (I SEPEMM) será nos dias 16 e 17 de abril, na Unidade Rondon, Campus Santarém. A programação terá o professor Dr. Dionísio Burak, pesquisador sênior da Fundação Araucária e um dos maiores expoentes da modelagem matemática na educação brasileira. O período de inscrições e submissões de trabalhos já está aberto: https://www.even3.com.br/isepemm2020/

Abertas inscrições para Grupo de Teatro Iurupari em 2020
Estão abertas até 3 de abril as inscrições para o Projeto de Extensão Iurupari. Neste ano, o projeto será desenvolvido em dois núcleos: um com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, e o outro com jovens e adultos acima de 15 anos. As atividades de formação e inserção ao teatro do Projeto Iurupari serão realizadas no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, Campus Santarém, e começam dia 4 de abril.

Proen seleciona aluno para monitoria de Laboratório de Informática
Inscrições abertas para interessados em participar da seleção para Monitoria de Laboratório de Informática dos Projetos Homologados pela Proen, referente ao Edital nº 01/2020. A inscrições vão de 02 a 13 de março e podem ser feitas através do preenchimento de formulário: https://forms.gle/Nj9MCCxBZ87dQDi66

Pesquisa com besouros evidencia efeitos de mudanças climáticas e incêndios na floresta amazônica
Com o objetivo de avaliar os efeitos das mudanças de uso da terra e dos distúrbios climáticos sobre a biodiversidade da floresta amazônica, um grupo de pesquisadores brasileiros e do exterior estudou os impactos da seca e das queimadas, intensificadas por um fenômeno de El Niño extremo ocorrido em 2015-2016, na população de besouros rola-bostas na região de Santarém. O estudo colaborativo contou com a participação da Ufopa através do professor Rodrigo Fadini, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES).

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa