Criado em 7 de Maio de 2020 às 12:10

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 15/2020 | 29 de abril a 5 de maio de 2020

Ufopa motiva parceria para realização de testes da Covid-19 na região Oeste do Pará

Motivada pela Ufopa, a parceria entre o Centro Regional de Governo, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai possibilitar a realização de análises moleculares para detecção do SARS-COV-2 na população do Oeste do Pará. Na noite de ontem, 28, a Sespa confirmou a liberação de recursos para a montagem do laboratório, que funcionará no HRBA. Ainda sem previsão de início de atividades, o laboratório tem como meta a realização de 116 testes por dia, com disponibilização de resultados em até 48 horas.

Aberta consulta pública para revisão do Regimento Geral da Ufopa

Aprovado em 2014, o Regimento Geral da Ufopa passará por revisão. A Câmara de Legislação e Normas (CLN) do Conselho Universitário (Consun) está recebendo contribuições da comunidade acadêmica até 10 de junho de 2020 para inclusões ou alterações, totais ou parciais, de qualquer dispositivo do documento.

Ufopa doa equipamentos para hospital de campanha, recebe matéria-prima e testa protótipos

Uma caixa acrílica, 30 óculos de proteção e mais 30 máscaras faciais produzidos por profissionais da Ufopa em parceira com instituições da sociedade civil foram doados ao hospital de campanha de Santarém no último dia 20 de abril. Na ocasião, a Ufopa também recebeu impressoras 3D e insumos para produção de óculos e máscaras de proteção facial da Associação Comercial de Santarém (Aces), Projeto Saúde e Alegria e Unimed Oeste do Pará. A equipe, liderada pelo professor Roberto Branco Filho, está em fase de testes de outros produtos que serão fornecidos aos profissionais de saúde, como respiradores de baixo custo e cabines para a desinfecção.

Atividades remotas prorrogadas até 31 de maio

A Instrução Normativa nº 5, publicada dia 24 de abril, prorrogou até o fim de maio a vigência da Instrução Normativa nº 2, que dispõe sobre o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade no período de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

Ibef reúne parceiros e lança a campanha “Alimentando a Vida”

A campanha, que terá fluxo contínuo durante o período de ameaça da Covid-19, cumprirá a efetiva aquisição de alimentos cultivados pela produção familiar e por povos e populações tradicionais de Santarém. O resultado da compra será a distribuição, em forma de cestas agroecológicas, a quem estiver necessitando de alimentos.

Roda de conversa destaca tema “Covid-19, mulheres na computação e outras coisas"

A roda de conversa terá como convidadas a coordenadora do projeto Manas Digitais, Danielle Couto (UFPA), e a pesquisadora da HOOBOX, Dandara Andrade, que trabalha no desenvolvimento de sistemas para monitoramento de comportamentos humanos. Será nesta quarta-feira, 29 de abril, às 16h30.

Técnica de introdução alimentar para bebês será discutida em evento online

O projeto Gestação Ativa promove nesta quinta-feira, 30 de abril, a partir das 10h, a roda de conversa on-line “Introdução Alimentar: enfoque ao BLW (Baby-Led Weaning)”, com a participação da neuropediatra Fabiane Vassoler. Voltada para mães, pais e cuidadores de bebês, a conversa irá abordar o método que contribui para o desmame a partir dos 6 meses de idade com a introdução de alimentos sólidos de forma mais espontânea para a criança e sem as famosas “papinhas”.

Procce abre chamada para interessados em ações de extensão de combate ao Covid-19

A Procce fará o levantamento das ações voltadas à sociedade em geral que estão em andamento na Ufopa e irá disponibilizar uma página para que os interessados possam acompanhá-las. O objetivo é auxiliar as iniciativas na divulgação das atividades junto à comunidade acadêmica e mobilizar a população para contribuir com as ações.

Conheça nossos canais de comunicação:
SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255