Criado em 7 de Maio de 2020 às 12:12

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 16/2020 | 6 a 12 de maio de 2020

Lapmat aponta que o Pará é o segundo estado brasileiro onde casos da Covid-19 se duplicam mais rapidamente

De acordo com a última atualização do Painel Covid, em 1º de maio, o Pará assumiu a segunda colocação geral em relação à duplicidade dos casos acumulados por estado, ultrapassando o Amazonas. A cada 3,78 dias os casos dobram no Pará. O Painel também mostrou que a doença tem progredido mais rapidamente no interior: na última semana, Belém registrou aumento de 61% no número de novos casos, enquanto que, no interior do estado, o aumento foi de 114%.

Consepe aprova projeto Universidade do Idoso

Em reunião no dia 5 de maio de 2020, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a implantação do projeto Universidade do Idoso, que irá oportunizar o ingresso de pessoas com mais de 60 anos de idade nos cursos de graduação da Ufopa. Haverá processo seletivo de acordo com edital específico, ainda sem previsão para ser publicado.

Incubadora de Empreendimentos Solidários cria rede de vendas de produtos da agricultura familiar

Os produtores agroecológicos montaram duas cestas para venda, nos valores de R$ 30 e R$ 50, e também vendem galinhas caipiras por R$ 45. Os pedidos são feitos por WhatsApp e o pagamento é efetuado diretamente na conta dos produtores. As reservas podem ser feitas até as 12h de quarta-feira, com retirada dos produtos às quintas-feiras pela manhã em frente à entrada da Unidade Amazônia.

Xô dor nas costas: projeto da DSQV oferta aulas on-line de exercícios físicos

O projeto pretende ajudar os servidores a prevenir dores nas costas e combater o sedentarismo durante o período de trabalho remoto. No mês de maio, de segunda a sexta-feira, a fisioterapeuta Marissol Almeida ensina exercícios fáceis e alongamentos para os iniciantes em atividades físicas. As aulas têm duração de dez minutos e são transmitidas pelo Instagram às 18h30.

Fest Web Art promove debate com autor indígena Ailton Krenak

Na edição de hoje, 6, às 19h, Ailton Krenak é o convidado do debate virtual sobre o seu livro mais recente, "O amanhã não está à venda". O debate será transmitido pelo canal do YouTube do Estúdio Encontro das Águas, com mediação dos professores Jackson Matos e Gilberto Rodrigues. Considerado uma das maiores lideranças indígenas do país e reconhecido internacionalmente, Krenak é também autor do best-seller "Ideias para adiar o fim do mundo".

Ufopa apoia programação da Marcha Virtual pela Ciência, no próximo 7 de maio

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) lançou uma campanha pedindo que alunos e professores gravem vídeos, com duração de 30 segundos, falando sobre a ciência que produzem na Universidade.

Desigualdade racial em tempos de Covid-19 é tema de debate no dia 13 de maio

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) promove o debate “População Negra: ‘veias abertas’ das desigualdades raciais e sociais históricas em tempo de Covid-19” com os professores da Ufopa Marília Leite e Luiz Fernando de França, o advogado popular Ciro Brito e os doutorandos Girliam Sousa (Universidade Federal do Pará) e Anderson Pereira (Museu Nacional). A mediação será feita pelo servidor Maike Vieira. Será no dia 13 de maio, às 19h, com transmissão pelo canal do Estúdio Encontro das Águas.

Grupo de Estudos publica livro sobre modelagem matemática na educação amazônica

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) publicou o primeiro livro da equipe, com o título "Modelagem Matemática na Educação Amazônica". A obra apresenta pesquisas sobre questões teóricas e práticas em diferentes contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino médio e está disponível para download gratuito.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255