Criado em 4 de Junho de 2020 às 12:20

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 18/2020 | 21 a 26 de maio de 2020

Ufopa colabora com MEC em portal que monitora funcionamento e ações de Ifes durante pandemia

Está no ar desde abril o Portal de Monitoramento de Ações e Funcionamento de Instituições de Ensino Superior Federais durante a pandemia de Covid-19. Lançada pelo Ministério da Educação (MEC), a ferramenta conta com a colaboração da Ufopa, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). A plataforma dá visibilidade às ações de enfrentamento, auxiliando na criação de parcerias e obtenção de recursos pela sociedade civil organizada.

Universidade ajuda a distribuir máscaras do projeto Hígia

A Ufopa participa de forma voluntária do projeto Hígia, que reúne parceiros em várias partes do Brasil na confecção de protetores faciais para doação a profissionais de saúde e frentes de atendimento em hospitais. Mais de 1.400 máscaras estão sendo distribuídas para a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional do Baixo Amazonas e Hospital de Campanha, em Santarém; Secretaria Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos; Hospital Municipal de Itaituba; Centro de Saúde Dr. Almir Gabriel, em Curuá; Secretaria Municipal de Saúde de Alenquer; Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Benito Priante, de Óbidos; Secretaria Municipal de Saúde de Faro; e Unidade Mista de Saúde Wilson Ribeiro, de Prainha.

Ibef e parceiros fazem segunda distribuição de cestas agroecológicas

Na distribuição do dia 13 de maio, a produção agroecológica foi de famílias das comunidades de São Jorge, Serra Grande e São Francisco do Moju. Foram distribuídas mais 40 cestas na segunda etapa, atendendo à meta semanal estipulada pela campanha. A iniciativa arrecada doações, uma vez que não tem um fundo financeiro assegurado.

Cursos do IEG fazem campanha para doação de cestas básicas a famílias carentes

A ação começou no mês de abril quando foram doadas 21 cestas a famílias da Nova República, Área Verde, Amparo e para terceirizados da Ufopa. A entrega foi realizada com apoio da Casa Espírita Cristã Amor Solidário (CECAS). Os itens das cestas foram comprados com o valor arrecadado, que chegou ao montante de R$ 1.066,00. O trabalho de arrecadação continua neste mês de maio. As doações podem ser feitas em alimentos ou em dinheiro.

Procce realiza debate on-line sobre o papel social dos museus no cenário atual

Como parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus, a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) realiza hoje, 21, a live "Fazer a diferença: O papel dos museus na sociedade atual”. Será às 15 horas, com transmissão pelo canal do Estúdio Encontro das Águas. Participam Cristina Holanda, diretora do Museu Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE) e consultora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); e o Padre Sidney Canto, atual diretor do Museu de História e Arte Sacra de Santarém (PA). O arquivista da Ufopa Jefferson Dantas será mediador do debate.

Em roda de conversa on-line, equipe multiprofissional de saúde aborda amamentação

O projeto Gestação Ativa realiza nesta sexta-feira, 22 de maio, a roda de conversa on-line “Amamentação: uma visão multiprofissional”. A transmissão será às 10h pelo Youtube da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). O evento terá a participação da fonoaudióloga Daniely Martins, da enfermeira Francimara Barreto, da nutricionista Natália Costa e da fisioterapeuta Marissol Almeida, além da convidada Hosana Leal, que é mãe lactante.

Campus Oriximiná realiza concurso “Em tempos de pandemia, leitura é terapia”

A iniciativa é da Biblioteca Prof. Dr. João Farias Guerreiro e busca incentivar a leitura como fonte de saúde mental de servidores e estudantes. Os vencedores dos melhores registros de momentos de leitura durante a pandemia serão escolhidos pelo público, no dia 27 de maio, pela página do Campus Oriximiná. Os três primeiros colocados receberão vale-compras de livros nos valores de R$ 50 a R$ 100.

Campus Alenquer realiza gincana virtual

Com o tema “Um por todos e todos contra o Covid-19”, a programação é realizada para estimular a participação dos discentes do curso de Administração na produção de informações à comunidade alenquerense sobre a pandemia. A I Gincana Virtual do Cale ocorre de 22 a 29 de maio e é organizada pelo projeto de extensão “Ciranda Literária” e pelo programa N+Adesa.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255