Ultima atualização em 2 de Julho de 2020 às 12:47

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 24/2020 | 1 a 7 de julho de 2020

Mestrado em Ciências da Sociedade inscreve para processo seletivo até 6 de julho

As inscrições para a seleção da turma do 2º semestre letivo de 2020 do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) serão realizadas de forma exclusivamente on-line pela página do programa. O edital foi simplificado para o período de 2020 devido à necessidade de prevenção e isolamento social para a contenção da Covid-19.

PPGCS faz chamada pública para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores

Há 5 vagas para docentes colaboradores e 4 para docentes permanentes, de preferência com dedicação exclusiva, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS). Podem solicitar credenciamento os docentes da Ufopa que atuam em áreas das Ciências da Sociedade. O pedido deverá ser enviado até o dia 18 de julho.

Equipe da Ufopa participa de ação em Monte Alegre no combate à covid-19

O Hospital Municipal de Monte Alegre recebeu seis cápsulas de respiração mecânica para tratamento da Covid-19 na terça-feira, 30. O equipamento foi produzido pela Ufopa em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e o Governo do Estado do Pará. A equipe já conseguiu entregar 35 cápsulas a municípios do Baixo Amazonas. As próximas cidades a receber o equipamento são: Breves, Juruti, Rurópolis, Oriximiná, Trairão e Jacareacanga.

Fordicampi/Ufopa produz vídeo sobre realidade da pandemia nos municípios de abrangência da Universidade

O Fórum de Diretores dos Campi da Ufopa (Fordicampi) realizou um trabalho de levantamento de dados sobre a situação da pandemia em Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, que deu origem a um vídeo para ser divulgado à população como um alerta para o avanço dos casos de Covid-19 e mortes pela doença nos municípios.

Centro de Documentação aprova projeto em programa mundial de proteção a acervos em perigo

O projeto “Digitization of Justice court files under authoritarian regimes in Amazonia” do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), foi aprovado no Modern Endangered Archives Program (MEAP (Programa de Arquivos Modernos em Perigo, em tradução livre), coordenado pela Biblioteca da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O programa irá financiar a digitalização de documentos jurídicos da Comarca de Óbidos atualmente sob custódia da Ufopa.

DSQV inscreve para workshop Educação Financeira 2020

O curso será de 6 a 10 de julho pelo Youtube. Os servidores Marissol Almeida e Marcello Baima irão explicar como ter controle das finanças pessoais e pôr em prática investimentos financeiros. Interessados devem inscrever-se pelo formulário on-line.

Edital de iniciação científica está aberto para consulta pública

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) disponibiliza para consulta pública o edital 2/2020, referente ao cadastro reserva para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC). Contribuições podem ser enviadas até o dia 7 de julho.

Ufopa participa da realização do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

No período de 31 de agosto a 4 de setembro de 2020 será realizado o I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (I CoBICET). Destacando o tema "Um mundo em constante transformação", o evento será realizado de forma on-line com palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos.

LIVES

1/7 |14h – Os profissionais que atuam na área de tradução/interpretação de Libras – Do texto para o vídeo: interpretação ou tradução?

1/7 | 16h – Quarta com ciência: pós-graduação, pedagogia e movimentos sociais na luta da educação popular

2/7 | 17h – Arte em tempos de pandemia

2/7 | 15h – Patrimônios. Museus e reexistências: as festas populares

2/7 | 16h -  Sanidade na cadeia produtiva do tambaqui: diagnóstico e controle de doenças

2/7 | 17h – Produtos naturais no controle de fungos patogênicos

3/7 | 15h – Um bate-papo sobre agricultura urbana

3/7/ 19h – Live musical com Raoni Aquino

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255